Brasil
PUBLICIDADE

Por Paula Ferreira — Brasília

A possibilidade de suspensão do cronograma do novo ensino médio dividiu educadores. Como O GLOBO revelou, o Ministério da Educação (MEC) finalizou uma portaria para suspender o calendário da Reforma do Ensino Médio, o documento deve ser assinado pelo ministro Camilo Santana nos próximos dias.

O GLOBO apurou que a nova norma elaborada pelo MEC revoga uma outra portaria ( n° 521) editada em 2021 pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro que instituiu os prazos para que as redes coloquem em prática a reforma do ensino médio. Com isso, estariam suspensas a implementação do novo ensino médio no segundo ano da etapa ainda em 2023 e também as alterações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O governo Lula tem sido pressionado por estudantes e algumas organizações do terceiro setor pela revogação completa do novo ensino médio. O argumento é que o novo modelo intensifica desigualdades educacionais e tem sido implementado de forma precária em todo país. Além de ampliar a carga horária na etapa, o novo ensino médio reconfigura os currículos e determina que os estudantes tenham uma formação básica e escolham uma área para aprofundar os estudos, os chamados "itinerários formativos".

Representantes das escolas particulares consideram entrar na justiça caso o Ministério da Educação suspenda os prazos de implementação da reforma do ensino médio. Presidente da Federação Nacional de Escolas Particulares (Fenep), Bruno Eizerik afirma que o governo priorizará critérios políticos em detrimento de elementos pedagógicos caso suspenda o cronograma.

– Não pode cada governo que entrar querer colocar tudo no lixo só porque determinado projeto não foi iniciado por ele. É de se lamentar o movimento que está ocorrendo. Não faz sentido pedagogicamente suspender a implementação do novo ensino médio, a gente sabe que o velho ensino medio não funciona. Estamos no segundo ano de implementação. Vamos implementar, fazer o novo Enem, analisar os resultados e, depois, vamos poder comparar.

Contrária à revogação total da reforma, a presidente executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, afirma que a possível suspensão do calendário será positiva caso o governo utilize esse tempo para promover um "freio de arrumação" na reforma. Ela defende, no entanto, que o ensino médio deve preservar a essência da reforma.

– Vejo como uma oportunidade para que esse MEC faça uma verdadeira reforma do Ensino Médio. Para isso, alterações na legislação serão necessárias, como a retirada do teto de 1.800 horas de formação geral básica, melhor definição dos itinerários, para não haver as distorções que estamos observando em algumas escolas, retirada da possibilidade de 20% de ensino a distância para o cumprimento da carga horária total – defende. – Acima de tudo, a essência do novo ensino médio, que é a ampliação da educação integral e possibilidade de aprofundamento do aprendizado em áreas, precisa ser defendida e preservada.

Uma das principais vozes na defesa da revogação da refoma, a Campanha Nacional Pelo Direito à Educação traz como uma de suas pautas a revisão da portaria 521. Para o professor da USP e membro da Campanha, Daniel Cara, a medida seria um passo importante para rever o modelo.

– Como avisávamos desde 2016, a maior parte das escolas não poderá ofertar os itinerários formativos. Como consequência, não há direito de escolha por parte dos alunos. Ou seja, quem decidirá aos 15 e 16 anos de um aluno qual curso ele fará é a escola e a Secretaria de Educação, jamais o adolescente – argumenta. – Segundo, a Reforma foi elaborada de uma forma que precariza e desconsidera a formação docente, obrigando professores a lecionar em disciplinas que desconhecem. Isso é uma tragédia pedagógica.

A União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) comemorou a possibilidade de suspensão do calendário do novo ensino médio. De acordo com Jade Beatriz, presidente da entidade, a medida significaria uma vitória para os estudantes brasileiros.

– Mostra que a mobilização dos estudantes está dando resultado. Faz anos que falamos que a reforma do ensino médio posta é extremamente desigual e finalmente estamos sendo ouvidos. Mas não paramos por aqui, vamos seguir puxando atos e mobilizando até a revogação do novo ensino médio e a apresentação de um novo modelo de educação – disse.

Mais recente Próxima Moradores são atingidos em tiroteio entre PM e suspeitos de roubo em Paraisópolis
Mais do Globo

Flay, Vanessa Lopes, entre outras celebridades, também usaram a peça; confira

De Deolane Bezerra a Gkay: quanto custa biquíni de crochê com estampa da Hello Kitty, tendência entre as famosas

Pedro Sánchez fez pronunciamento nesta segunda-feira, após quase uma semana de uma outra declaração em que disse que iria refletir sobre seu futuro político

Premier da Espanha abandona ideia de renúncia após esposa virar alvo da extrema direita: 'decidi continuar'

Tribunal quer retomar calendário anterior à mudança feita por Bolsonaro, e Tesouro vê impacto de R$ 30 bi no Orçamento do próximo ano; entenda

Calendário do abono salarial vai mudar? TCU determina antecipação de PIS/Pasep, e governo recorre

Marcelo Tangioni quer tornar o Brasil o segundo maior país em operação da empresa no mundo, criando serviços para as transações instantâneas do BC

‘O Pix é um aliado na indústria de cartões e vem ampliando o bolo’, diz presidente da Mastercard

Deputado, que é pré-candidato a prefeito do Rio, pode ser o primeiro parlamentar a ser condenado pelo crime no âmbito da Justiça Eleitoral em todo o país

Julgamento de Rodrigo Amorim por violência política de gênero será retomado na quinta-feira

Uma investigação criminal foi aberta para investigar se as regras de saúde e segurança foram quebradas na operação do circo

Circo dos horrores: dias após ataque de urso, acrobatas despencam durante apresentação em circo na Ucrânia
Uma nova gestora na praça

Mesmo que sejam rendimentos isentos, os valores do PIS/Pasep devem constar na declaração, orientam especialistas

Como declarar abono salarial no Imposto de Renda 2024?