Por Instituto São José

A partir de 2022, todas as escolas do Brasil terão que implantar o chamado “novo Ensino Médio”, seguindo as determinações da Lei nº 13.415/2017 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Alunos, pais e equipes pedagógicas têm buscado entender todas as mudanças que estão por vir. A proposta de reforma neste segmento de ensino traz mudanças substanciais desde a construção de uma nova matriz curricular nas escolas até a forma como os professores trabalharão em sala de aula com os alunos.

Instituto São José — Foto: Instituto São José

Dados recentes de pesquisa realizada pelo Ministério da Educação, Tribunal de Contas da União e pelo Movimento Todos Pela Educação apontam que cerca de 1,7 milhões de jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola, apresentando uma taxa de evasão escolar de 17% neste segmento de ensino. Além disso, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o Ensino Médio está estagnado desde 2011.

Segundo a proposta do “novo Ensino Médio”, as mudanças serão implementadas gradativamente até 2024, começando pela 1ª série já no ano que vem. A proposta, basicamente, divide a matriz curricular em duas partes: Formação Geral Básica e Itinerários Formativos.

A Formação Geral Básica abrangerá as disciplinas comuns, que os alunos já estão acostumados no Ensino Médio atual. A legislação obriga que as disciplinas (ou componentes curriculares na nova nomenclatura) de Matemática e Língua Portuguesa estejam presentes nas três séries do Ensino Médio, enquanto que os demais componentes curriculares podem aparecer em apenas uma, duas ou nas três séries, dependendo da organização que a escola fizer. O mais importante é que este bloco de componentes não ultrapasse 1.800 horas no Ensino Médio.

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No Instituto São José, escola da Rede Salesiana Brasil, localizada em São José dos Campos, os alunos terão a oportunidade de estudar todas as disciplinas nas três séries do Ensino Médio. Segundo o coordenador pedagógico, Glauco Santos, “é importante que os alunos tenham uma sólida formação em todas as áreas do conhecimento, não somente naquela que ele vai escolher como Itinerário Formativo”. Para 2022, o Instituto São José planeja implantar o novo Ensino Médio para a 1ª série, sendo que na Formação Geral Básica os alunos terão aulas de Matemática, L. Portuguesa, Inglês, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia, Arte, Ensino Religioso e Educação Física.

A novidade desta reforma está no segundo bloco de componentes curriculares, denominado de “Itinerários Formativos”. A proposta é que os alunos possam escolher um itinerário ligado à área do conhecimento que mais gosta ou que pretende seguir carreira no Ensino Superior.

Os Itinerários Formativos podem ser oferecidos com diversos arranjos entre as áreas do conhecimento. A Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, por exemplo, propôs para as escolas da rede pública dez opções que vão desde Itinerários de uma área somente como Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens até Itinerários que unem duas áreas diferentes.

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No Instituto São José, os alunos da 1ª série terão três opções de Itinerários Formativos: Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza e Ciências Humanas. “Optamos por unir Matemática com Ciências da Natureza por uma questão de proximidade entre as áreas e para privilegiar a interdisciplinaridade, pilar fundamental da proposta do novo Ensino Médio”, afirma o coordenador pedagógico, Glauco Santos.

Dentro do Itinerário Formativo escolhido, o aluno cursará aulas obrigatórias e outras eletivas daquela área, além do Projeto de Vida. Segundo Glauco, o Instituto São José já vem trabalhando com estrutura semelhante desde 2019, sendo que o Projeto de Vida tem papel fundamental no projeto pedagógico da escola: “a pedagogia salesiana tem como foco a formação integral do ser humano e a construção do projeto de vida do estudante sempre foi uma das principais preocupações da escola.”

Os referenciais curriculares do MEC para os Itinerários Formativos colocam que eles devem ser organizados a fim de privilegiar ao aluno experiências práticas e teóricas em quatro eixos estruturantes: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo, em que “buscam envolvê-los em situações de aprendizagem que os permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos presentes e futuros.” A Rede Salesiana, por sua vez, incluiu um quinto eixo estruturante denominado “Espiritualidade salesiana e Ética”, contemplado em seu material didático.

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Para o coordenador pedagógico, Glauco, a expectativa de pais e alunos é grande e a equipe docente vem sendo preparada há mais de um ano para esta mudança. “Iniciamos em janeiro com os professores um processo de construção autoral desses Itinerários Formativos. Eles puderam criar projetos e trilhas de aprendizagem incríveis que vão colocar os alunos no centro do processo de aprendizagem. Com certeza, esses alunos sairão bem diferentes do Ensino Médio”, afirma.

No Instituto São José, os prédios e espaços de aprendizagem já estão adaptados para as atividades práticas dos Itinerários Formativos. As aulas do Itinerário de Matemática e Ciências da Natureza, por exemplo, acontecerão nos três laboratórios que a escola possui, além da moderna sala Maker com equipamentos de última geração. “O Instituto possui espaço de sobra, dos mais diversos possíveis. A proposta é que os professores e alunos possam trabalhar nos Itinerários em qualquer lugar, desde a sala de aula até os laboratórios, sala de audiovisual, teatro, sala Maker, pátio, quadra, jardim”, conclui Glauco.

Instituto São José - 1 - 07102021

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Instituto São José - 2 - 07102021

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Instituto São José - 3 - 07102021

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Instituto São José — Foto: Instituto São José

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