Por FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará


Escola SESI SENAI oferta há três anos o Novo Ensino Médio, modelo educacional que passa a ser obrigatório a partir de 2022 — Foto: José Sobrinho

Texto: Carol Kossling
Fotos: José Sobrinho/ Rayane Mainara

Por gostar de desafios e ter interesse por tudo que visa novos olhares, o ex-aluno da Escola SESI SENAI, Ivo Fábio de Sousa Cidrão, 18 anos, é um dos primeiros estudantes do Ceará a ter se formado, no ano passado, no Novo Ensino Médio. “Me senti privilegiado em ser um dos primeiros a cursar, entre 2018 e 2020, a nova metodologia de ensino e servir de espelho para os demais estudantes”, relata.

Ivo Cidrão, 18 anos, atua profissionalmente na área que sempre sonhou e faz parte da 1ª turma do Ceará a se formar no Novo Ensino Médio na Escola SESI SENAI — Foto: Rayane Mainara

A primeira turma no Estado cursou quatro áreas do conhecimento, sendo elas Matemática e suas tecnologias; Linguagens e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além disso, foi realizado um itinerário técnico profissional em eletrotécnica em parceria com o SENAI.

“Cursar, também, eletrotécnica foi gratificante e atualmente sinto os frutos dessa escolha. Consegui me tornar um profissional apto a desenvolver diversas atividades no ambiente industrial. Com toda certeza o curso me abriu portas”, conta Ivo, que logo após a formatura começou a trabalhar como auxiliar de manutenção na distribuidora de ovos Avine, onde permaneceu por 10 meses.

Em novembro, o jovem parte para uma nova conquista, agora como eletrotécnico no Centro de Distribuição da Amazon, inaugurado recentemente na Região Metropolitana de Fortaleza. “Um dos sonhos era trabalhar na área de manutenção elétrica, mais especificamente como eletrotécnico, e vejo que ele está às vésperas de se tornar realidade”, comemora. Atualmente, ele cursa nível superior em Engenharia Elétrica e no futuro quer se tornar gestor na área de manutenção industrial e montar seu próprio negócio.

Segundo o jovem, a Escola SESI SENAI tem a enorme capacidade de treinar seus alunos para o mercado de trabalho e com a chegada da nova metodologia de ensino, essa capacidade foi aprimorada. “O Novo Ensino Médio carrega uma proposta em que o aluno deve ser autônomo, pesquisador e protagonista em suas atividades e é justamente isso que o mercado de trabalho busca absorver em um profissional completo”, afirma.

Ele lembra que quando chegou no SESI era um estudante muito tímido e tinha dificuldades de se apresentar em seminários. “O SESI e o Novo Ensino Médio me transformaram e me tornaram uma pessoa que atualmente tem toda segurança de falar em público e consegue desenvolver atividades que exigem da minha autonomia”, avalia.

Conexão do conteúdo

Há dez meses estudando na Escola SESI SENAI, João Pedro Domingos de Sousa, 15 anos, que está cursando o 1º ano do Novo Ensino Médio em mecânica também sente os benefícios do novo modelo escolar. João optou pelo curso justamente em virtude da oferta por área de conhecimento, ao invés de disciplinas. O que mais o atrai é a conexão entre o conteúdo ensinado e as aulas na prática, o que facilita a associação e o entendimento de todo o conteúdo.

João Pedro de Sousa, 15 anos, cursa há 10 meses o Novo Ensino Médio na Escola SESI SENAI — Foto: José Sobrinho

“O SESI nos prepara para o mercado de trabalho e o que escolhi, atualmente, está crescendo muito no ramo tecnológico. Acho que com o curso de mecânica posso obter o conhecimento necessário para acompanhar essa evolução”, justifica sua predileção por assuntos na área mecânica.

João Pedro acha bem interessante essa nova relação entre o ensinar e o aprender, em que os professores não guiam as aulas “presos” ao livro didático. “Vemos slides, apresentações e filmes que englobam o tema, além do bate-papo e do debate entre alunos e professores”.

Laboratórios

Ivo Cidrão também se recorda com carinho das aulas. “Elas eram bem dinâmicas o que tornava o ensino atrativo. Os professores por diversas vezes trabalhavam de forma integrada entre as áreas do conhecimento demonstrando uma interligação e conexão entre elas, como por exemplo, mostrar que é possível aplicar um conceito da Matemática nas Ciências da Natureza e vice-versa”, recorda-se.

As aulas não ficam apenas na teoria ou em um ambiente de quatro paredes, os alunos aplicam os conceitos abordados pelo professor em laboratórios disponibilizados pela Escola SESI SENAI. O laboratório de Matemática possui jogos eletrônicos, já no de Ciências da Natureza são realizados testes químicos e físicos dos assuntos estudados em sala. E no Laboratório de Robótica são criadas situações baseadas em problemas do cotidiano utilizando o meio robótico.

Adaptação educacional

Há 14 anos lecionando, sendo nove deles na Escola SESI SENAI, o Eurivan Costa, professor de Linguagens e suas tecnologias com especificas em Língua portuguesa, Artes e Produção textual, confessa que tudo que é novo causa dúvida, mas com as formações que foram fornecidas pela instituição os professores começaram a tomar posse do Novo Ensino Médio e é gratificante ter a primeira escola no estado do Ceará a implementar a turma piloto.

“Nós incentivamos e proporcionamos aos jovens um ambiente para desenvolverem sua autonomia e o protagonismo. Qualidades que irão ajudar os adolescentes a se destacarem e procurarem soluções para situações e acontecimentos diversos”, informa.

As aulas do Novo Ensino Médio tornam o aluno protagonista do desenvolvimento acadêmico e o prepara para o mercado de trabalho na teoria e na prática — Foto: José Sobrinho

Atualmente, os professores trabalham com o acompanhamento e os feedbacks nas atividades e projetos propostos, ajudando, assim, o estudante no seu crescimento pessoal, acadêmico e profissional. “Ajudamos em sala de aula com apresentações de projetos e desenvolvendo o senso crítico do estudante. Fornecendo-o para o mercado de trabalho um profissional mais seguro e atento nas tomadas de decisões”, enfatiza.

Diminuição da evasão escolar

Durante a conclusão da turma piloto só houve duas desistências e por conta de mudança de cidade. Com o novo modelo de ensino, Costa relata que o estudante se sente parte do processo educacional, tornando-se proprietário do desejo de conhecimento. Entre as adaptações necessárias ao Novo Ensino Médio, o educador aponta a substituição de notas por conceitos. As disciplinas em comuns passam a serem áreas de conhecimentos; avaliação individual muda para avaliação em área de conhecimento; além do portfólio, conjunto de todas as atividades produzidas pelos estudantes e que contempla todas as suas produções.

Ao ingressar no Novo Ensino Médio da Escola SESI SENAI os estudantes recebem todas as orientações sobre o funcionamento desse modelo e constantemente a coordenação e os professores reforçam em sala de aula.

Serviço

Escola SESI SENAI – Parangaba, Juazeiro do Norte e Sobral
www.sfiec.org.br/escolasesisenai/
@escolasesisenai

FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!