Por STELLA MARIS

Desde 2022, o Novo Ensino Médio foca na realidade de cada aluno e visa desenvolvê-los profissionalmente desde a 1ª série. A nova estrutura, segundo o Ministério da Educação (MEC), oferece uma organização curricular mais flexível, composta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e itinerários de formação cujo foco é nas áreas de conhecimento técnico e profissional.

Com o Novo Ensino Médio, os alunos têm mil horas de aula por ano. Portanto, os alunos devem ter pelo menos três mil horas de ensino no final do ensino médio para se formar. A carga horária é dividida em 1.800 horas dedicadas às disciplinas obrigatórias da BNCC e outras 1.200 horas destinadas aos itinerários formativos.

— Foto: Divulgação Stella Maris

Segundo a diretora da unidade Água Verde do Colégio Stella Maris de Curitiba, Ana Cláudia Alexandrini, o Novo Ensino Médio é muito positivo. “Essa nova estrutura de ensino veio agregar a vida acadêmica pois oportuniza aos jovens a uma formação técnica e profissionalizante”, avalia.

Itinerários formativos

Mas afinal, o que são os itinerários formativos? É um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudos, entre outras possibilidades, que os alunos devem escolher ao ingressar no ensino médio. O MEC acredita que esse novo formato ajudará os alunos a se envolverem mais na escola e a melhorar os resultados de aprendizagem.

— Foto: Divulgação Stella Maris

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“Por meio destes itinerários de aprendizagem, os alunos podem aprofundar os seus conhecimentos em áreas específicas, como matemática e as suas tecnologias, linguagens e suas tecnologias, ciências naturais e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas. Além disso, eles [alunos do Ensino Médio] têm acesso a formação técnica e profissional e conhecimentos de duas ou mais áreas de formação técnica”, explica Ana.

A principal vantagem que o Novo Ensino Médio oferece é que as aulas devem corresponder às necessidades e expectativas dos alunos. “Dessa forma, é possível fortalecer o protagonismo de cada aluno e oferecer aos alunos a oportunidade de escolher as áreas em que pretendem aprofundar seus conhecimentos, tendo melhor proveito no ensino superior”, acrescenta a diretora do Colégio Stella Maris.

Colégio Stella Maris

O projeto pedagógico para o Ensino Médio do Colégio Stella Maris Água Verde proporciona uma formação acadêmica individualizada e condições diferenciadas de compreensão dos conteúdos propostos. O objetivo é preparar o aluno para o ingresso na universidade aliando à qualificação profissional e pessoal.

Divulgação Stella Maris — Foto: Divulgação Stella Maris

O currículo de 2023 é composto por 29 aulas do Núcleo Comum, representando 966 horas por ano. “Isso representa 166 horas de conhecimento a mais do que o mínimo exigido por lei, sendo seis aulas ministradas no período da manhã”, explica Ana.

Uma tarde por semana serão oferecidos Itinerários Formativos e Projetos e Vida. “Essas propostas são ofertadas por meio de ferramentas digitais divididas em Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, que totalizam 200 horas anuais. Já o Projeto de Vida tem como fundamento auxiliar os alunos a responderem questões individuais, como quais são seus projetos de vida e quais caminhos trilhar”, finaliza a diretora.

Saiba mais sobre os diferenciais do ensino oferecido no Stella Maris acessando o site.

STELLA MARIS

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