Por ETPC


Vem pra ETPC! — Foto: Divulgação/ETPC

Nos últimos anos, conceitos como indústria 4.0, ou quarta revolução industrial, vem sendo inseridos na sociedade. Criado nos últimos anos, o conceito relaciona os avanços tecnológicos, grandes demandas e a automação de serviços. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), pelo menos 14% dos postos de trabalho que conhecemos hoje, correm riscos de desaparecer e outros 32% poderão sofrer automatizações significativas.

Pensando em preparar os estudantes para os futuros desafios no mercado de trabalho, foi necessário revisar muitas áreas dentro da educação e com isso, no próximo ano, todas as escolas implementarão o Novo Ensino Médio para os novos estudantes.

A proposta busca fortalecer o desenvolvimento de habilidades, em um ensino flexível, com itinerários de estudos que os alunos escolherão conforme seu interesse nos temas para aprofundamento. A Escola Técnica Pandiá Calógeras – ETPC, por ser uma Escola Técnica, oferece itinerários que fortalecem o Ensino Médio e Técnico, preparando o aluno com uma base de conhecimento teórico e prático para os futuros desafios no mercado.

Além disso, o Ensino Médio com Técnico aumenta o nível de responsabilidade, habilidade e disciplina dos estudantes, proposta do Novo Ensino Médio que com o Ensino Técnico os alunos já alcançavam objetivos e preparação maior para o caminho que escolher seguir.

“Sabemos que um curso técnico, aliado ao médio, é o melhor formato de educação para os jovens, pois há possibilidade de praticar o que é visto na teoria, aumentando assim o engajamento do estudante”, comenta Joaquim Lopes, professor e coordenador de curso na ETPC.

O ENEM e demais vestibulares não deixam de receber atenção especial durante os três anos de curso. Para alunos que desejam continuar estudos em universidades, a sua capacidade de aprendizagem, as disciplinas, a organização e rotina de estudos terão grande impacto positivo na sua vida acadêmica.

No Ensino Técnico com Ensino Médio construímos um vínculo entre os profissionais, estudantes e famílias, fazendo com que essa etapa da vida seja realmente significativa. Através de uma base forte, além do uso de tecnologias e conhecimento científico, alcançamos resultados positivos”, conta Joaquim.

Nesta nova proposta, o Ensino Médio com Técnico da ETPC oferece itinerários que buscam ampliar e aprofundar as aprendizagens dos estudantes, trabalhando habilidades associadas aos eixos estruturantes em 6 unidades curriculares específicas. A nova carga horária será de 1800 horas, mais os itinerários 1320, contemplando uma carga horária completa de 3120 horas.

A Investigação Científica proporciona o conhecimento sistematizado através de práticas e produções científicas, instigar a capacidade investigativa e orienta na identificação de fontes confiáveis. Os Processos Criativos visam o desenvolvimento da inovação e das expressões linguísticas, culturais e científicas. A partir de um tema central, os estudantes são provocados a elaborar soluções efetivas e inovadoras.

No itinerário Mediação e Intervenção Sociocultural, os estudantes são estimulados a pensarem em transformações positivas na comunidade, elaborando projetos de mobilização e intervenções ambientais e culturais, diante de um problema comunitário. No itinerário Empreendedorismo, o objetivo é despertar o espírito empreendedor a partir do seu projeto de vida, identificando o seu centro de interesse criando ideias atrativas, vantajosas e inovadoras.

No Projeto de Vida, o intuito é desenvolver a capacidade do estudante e dar sentido a sua existência, tomar decisões, planejar o futuro e agir no presente com autonomia e responsabilidade. E na Formação para o Mundo do Trabalho, preparar o estudante para atuar na sua área de formação técnica, dando um suporte maior no aprendizado.

ETPC

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!