Por Jonas Campos, G1 RS e RBS TV


Novo currículo para educação dará ênfase maior ao regionalismo gaúcho

Novo currículo para educação dará ênfase maior ao regionalismo gaúcho

Foi apresentado na tarde desta segunda-feira (17), em Porto Alegre, o novo currículo previsto para as redes municipal, estadual e privada de ensino do Rio Grande do Sul. Será dada uma ênfase maior às particularidades do estado e é válido para Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Segundo a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação, Sônia Rosa, o próximo ano será de adaptação de todos os planos de estudo e formação pedagógica com os professores, e as mudanças devem começar a valer em 2020.

No próximo dia 26 de setembro, o novo currículo deverá ser aprovado pelo Conselho Estadual de Educação.

Para a construção, foram realizadas consultas públicas com professores e sociedade em geral, onde as pessoas puderam colocar em uma plataforma todos os conhecimentos oriundos do Rio Grande do Sul, para que os redatores do currículo pudessem fazer um processo de sistematização.

“Tudo isso corroborou para a construção de um currículo que é local, onde todas as disciplinas serão voltadas para a regionalização”, destaca Sônia. “Então a partir de uma base, que é comum no país inteiro, foi feita uma adaptação regional para as escolas do nosso estado. Nas ciências da natureza, na linguagem, nas ciências humanas, na literatura. Todas estão voltadas para as questões regionais”, define.

Referencial Curricular Gaúcho foi apresentado na tarde desta segunda (17) — Foto: Jonas Campos/RBS TV

“A ideia é que, a partir disso, cada escola tenha o seu projeto próprio, de acordo com a sua característica local. E que haja também uma contribuição dos alunos na construção deste projeto”, diz Sônia. “Nosso objetivo principal é melhorar a qualidade do ensino no nosso estado, e preparar melhor o aluno para as avaliações externas, como o vestibular”, completa.

Os debates sobre a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental foram iniciados ainda em dezembro de 2017, e no Rio Grande do Sul em fevereiro de 2018. Desde então, os estados iniciaram a sua construção de forma compartilhada entre as redes municipal, estadual e escolas privadas.

A BNCC serve como referência para os currículos. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam.

No RS, a parceria é entre o governo estadual, a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS).

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1