Por Colégio Átrio

Fruto da união de duas escolas de Ensino Médio tradicionais em Goiânia (GO), o Colégio MilleniumClasse agora é Colégio Átrio. Uma mudança de nome que causou surpresa na cidade no início do semestre escolar, mas que chegou com a proposta de modernizar a forma de ensinar os alunos que estão se preparando para o Enem e vestibulares.

Segundo o sócio-diretor Thiago Sampaio, esse projeto de renovação começou há cerca de um ano, diante do perfil dos alunos que estavam ingressando no colégio. “Nos últimos anos, percebemos que o estudante está cada vez mais conectado, crítico e exigindo respeito à sua individualidade. Aquela concepção de que a escola e o professor são a única fonte de conhecimento é coisa do passado para essa geração. Cada um busca o conhecimento conforme seus objetivos, crenças e sonhos”, argumenta.

Diante dessa realidade, Thiago decidiu montar um grupo de trabalho para transformar o projeto pedagógico do MilleniumClasse e, durante esse processo, percebeu a necessidade de criar uma nova identidade ao colégio para dar ainda mais força a essa nova fase do colégio. “Foram meses de trabalho de uma força-tarefa que uniu educadores com uma agência de publicidade e um escritório de arquitetura para conseguir traduzir na nova identidade visual e no ambiente escolar o nosso modelo de educação", explica.

Novo projeto pedagógico

O Colégio Átrio nasceu do desejo de Thiago tornar o aluno protagonista no processo de aprendizado, sendo respeitado em sua individualidade e estimulado a debater assuntos do próprio interesse, mas relevantes no contexto escolar. “Além de ensinar as matérias eletivas, entendemos que é essencial trazer o conhecimento para o dia a dia do aluno de forma dinâmica, levando em consideração que ninguém é igual a ninguém”, defende o sócio-diretor.

Para isso, a equipe do Átrio foi atrás do que há de mais moderno no ensino mundial para criar um projeto pedagógico consistente e inovador. A base da nova proposta é o Sistema Poliedro de Ensino, referência em educação de alta qualidade no país e líder em alta performance no Enem e demais processos seletivos para ingresso nas universidades, trazendo a tecnologia para o ambiente escolar, do material didático à formação dos professores.

Aliado ao Poliedro, o Colégio Átrio trouxe também o PED - Programa de Excelência em Desempenho, que tem como meta desenvolver o aluno de forma integral, tanto no que se refere às habilidades acadêmicas e intelectuais como no sentido de estimular o desenvolvimento pessoal através do autoconhecimento, inteligência emocional, pensamento crítico e criatividade. “Tudo isso vai ser importante para que o aluno tenha resultados positivos não apenas no Enem ou num vestibular, mas em qualquer desafio profissional ou pessoal que o aguarda no futuro”, analisa o professor de Física e Matemática, José Carlos Lima, que assumiu a direção do Átrio e participou de todo o processo de renovação do colégio.

Todo esse projeto está sendo colocado em prática por professores reconhecidos no meio escolar de Goiânia pela excelência e foco em aprovação. Além disso, o aparato de ensino do Colégio Átrio oferece oficinas multidisciplinares, tutorias orientadas conforme o desempenho individual do aluno e um preparatório específico para o PAS da Universidade de Brasília (UnB), um dos processos seletivos mais concorridos do país.

O nome Átrio

Thiago conta que envolver uma agência de publicidade no trabalho de desenvolvimento desse novo projeto pedagógico foi fundamental para a criação de um nome que realmente representasse a meta do novo colégio: preparar o aluno para seus próximos passos, tanto profissionais como humanos.

O átrio é uma estrutura de recepção, de passagem, de preparo e depuração para um próximo estágio, tanto nos conceitos da anatomia humana quanto da arquitetura. No coração, cada átrio é único e tem capacidade de trabalho particular, assim como os alunos. Para uma proposta de ensino humana, viva e que pulsa dia a dia, o nome Átrio casou perfeitamente”, explica Vinícius Dalla, diretor de criação da Agência ZIG, que liderou o time de criativos por trás do processo. Na marca do colégio, um coração multidimensional que une diversas cores em degradê representa a diversidade de perfis e a grande circulação do conhecimento, que conecta os diferentes em um mesmo universo.

Estrutura física

Em paralelo à criação do projeto pedagógico e do nome, uma equipe de arquitetos estudou a fundo a estrutura física do MilleniumClasse a fim de implantar as mudanças necessárias para receber os alunos no novo momento do colégio. “Logo de cara, percebemos que o ambiente escolar precisava pulsar e fornecer ao aluno a possibilidade de aprender em qualquer um dos ambientes. Inspirados na logo, trouxemos cores para todos os lados do Átrio, do pátio aos corredores, criando uma escola viva e alegre. E a resposta dos alunos foi extremamente positiva”, conta o arquiteto Eliézer Ribeiro, diretor do Studio EB Arquitetura.

Destaque também para o painel gigante que ilustra o pátio do colégio, desenvolvido pelo artista Mateus Dutra e a equipe do Studio Rolê. “A ideia foi trazer todos os conceitos que permeiam o universo do Átrio, do conhecimento, das conexões e do que liga a nova geração ao conhecimento”, explica o sócio-diretor Thiago.

— Foto: Divulgação

A reforma no Átrio segue até o fim de 2018, quando está prevista a entrega de outros quatro painéis de arte urbana espalhados pelo colégio, além das Salas de Inovação, criadas para que os alunos possam colocar em prática conhecimentos abstratos aprendidos em sala de aula. Serão ambientes para o desenvolvimento de projetos em diversas áreas do conhecimento, como robótica, carpintaria, design thinking, criatividade, pensamento crítico e até gastronomia.

O Colégio Átrio está situado na Rua T-53, n˚ 1.336, no Setor Bueno, e tem capacidade para atender 580 alunos da 1ª à 3ª série do Ensino Médio. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (62) 3285-7473 ou acesse o site colegioatrio.com.

Colégio Átrio
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Professores deram dicas e ensinaram macetes das disciplinas, nesta sexta-feira (15).

Historicamente, as questões de matemática apresentam um alto índice de questões de assuntos dos últimos anos do ensino fundamental

Enem: você não pode usar calculadora na prova; e não é preciso

Com altas expectativas de aprendizagem, o maior diferencial da instituição é ter uma escuta ativa e entender o perfil de cada aluno.

Colégio Átrio inova, mais uma vez, o seu método de ensino em Goiânia

Mais de 5 horas de revisão e professores especialistas para a prova.

Colégio Átrio realizará Pulsação on-line para o Enem 2020

Algumas das habilidades que serão esperadas dos candidatos no ano de 2019

‘“Se preparando para o Enem em tempos de Habilidades Socioemocionais”

Alunos são protagonistas no processo de aprendizado no Colégio Átrio

Conheça o Colégio que inova na metodologia de ensino em Goiânia

Professores deram dicas essenciais para a prova.

Professores darão dicas essenciais para os dois dias de prova.

Colégio Átrio realizará aulão para o ENEM com transmissão ao vivo pelo G1 Goiás