Topo

Carlos Madeiro

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nove bons exemplos da educação no Nordeste que fazem o Brasil se orgulhar

Escola Professora Maria das Graças Teixeira Pontes, em Sobral (CE): cidade tem 9 das 100 melhores escolas públicas do país - Divulgação
Escola Professora Maria das Graças Teixeira Pontes, em Sobral (CE): cidade tem 9 das 100 melhores escolas públicas do país Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

07/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Atacado após o resultado das urnas na eleição de domingo e lembrado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) como a região com mais analfabetos do país, o Nordeste que deu a maioria dos votos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o mesmo que vem dando bons exemplos da educação ao Brasil, seja no ensino fundamental, médio ou superior.

Berço de tantos mestres da educação, como o pernambucano Paulo Freire, o Nordeste tem conseguido avançar nos últimos anos e vencer os estigmas.

"No caso do Brasil atual, o Nordeste é farol da educação pública. Os exemplos de Pernambuco no ensino médio; do Ceará na alfabetização e ensino fundamental 1 e 2; as experiências de Teresina (PI) e Coruripe (AL) têm sido replicadas no Brasil", afirma Priscila Cruz, presidente-executiva da ONG Todos pela Educação.

Para ela, os estados de outras regiões hoje se espelham nas experiências nordestinas para alcançar melhores resultados do ensino público.

"Eles estão olhando e aprendendo como fazer gestão educacional para melhores resultados com o Nordeste. O caso do Ceará, especificamente, é referência internacional, tem publicações e organizações que o estudam. Isso agora também com Pernambuco", completa.

Ainda segundo Cruz, a educação não está mais avançada porque falta uma integração do MEC (Ministério da Educação) com estados e prefeituras. "As políticas estariam mais disseminadas e avançadas pelo país não fosse essa omissão", afirma.

Qualquer pessoa que faça ataque à educação do Nordeste tem um total desconhecimento da realidade. Isso só reflete uma aversão a dados. Hoje, a evidência é que a grande referência educacional do país é o Nordeste. Só quem nega a ciência é que não enxerga a realidade."
Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos pela Educação

A coluna listou nove exemplos que fizeram a região dar orgulho com modelos de educação e resultados de estudantes.

1 - O exemplo do Ceará

A educação pública fundamental cearense se tornou um exemplo para o país, graças à união do estado com os municípios, o que verdadeiramente revolucionou a qualidade da educação.

Segundo o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2021, divulgado no mês passado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Ceará tem nada menos que 87 escolas públicas entre as 100 melhores do país do 1º ao 5º ano. O grande destaque, mais uma vez, é o município de Sobral, com nove escolas entre as 100 mais bem-sucedidas do país.

O estado montou um modelo próprio de material didático a partir de 2008, unificando todos os municípios cearenses. Além disso, há capacitação de professores e existem premiações por desempenho a escolas, servidores e alunos, além de os municípios com melhores notas receberem mais repasses estudantis. Atualmente, o modelo inspira outros estados.

Alunos no Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina, em Sobral (CE), em foto tirada antes de pandemia - Divulgação/Facebook  - Divulgação/Facebook
Alunos no Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina, em Sobral (CE)
Imagem: Divulgação/Facebook

2 - Teresina, a líder entre capitais

A capital do Piauí também carrega com orgulho o título de ter a rede pública de ensino com melhor desempenho dentre as redes das 27 capitais brasileiras tanto no 5º quanto no 9º ano do ensino fundamental nas disciplinas de matemática e português.

O resultado não é só neste ano, segundo avaliação do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Desde 2019 tem sido assim: o melhor desempenho entre capitais e cidades de maior porte.

A cidade ainda tem a escola com o melhor Ideb do país: a Escola Municipal Professor José Gomes Campos, no bairro Santa Maria da Codipi, que alcançou nota de 7,6 nos anos finais (5º ao 9º ano).

3 - Pernambuco brilha no ensino médio integral

Em 2004, o estado criou um projeto que visava melhorar a qualidade do aprendizado, da formação profissional e diminuir os índices de evasão no ensino médio.

Em 2009, o que era projeto virou política pública a partir do lançamento do Programa de Educação Integral.

Em quase 15 anos de lei, hoje 75% dos alunos do estado que cursam o 1º ano do ensino médio estão em escolas de tempo integral, maior percentual de matrículas nessa modalidade no país.

O resultado disso veio na prática: Pernambuco teve o maior crescimento e, em 2021, teve o terceiro maior Ideb para o ensino médio público do país, atrás apenas de Paraná e Goiás.

Ensino integral fez alunos aumentarem notas e Pernambuco alcançar 3º maior Ideb do país - Divulgação/Governo de PE - Divulgação/Governo de PE
Ensino integral fez alunos aumentarem notas e Pernambuco alcançar 3º maior Ideb do país
Imagem: Divulgação/Governo de PE

4 - Maior número de notas 1.000 no Enem

Dos 22 estudantes que tiraram 1.000 —a nota máxima— na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2021, 10 são do Nordeste, sendo três deles jovens meninas de Pernambuco.

Uma das jovens pernambucanas, Daiane Souza da Costa, 20, contou ao UOL que usou Graciliano Ramos como inspiração para o tema da redação: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

Daiane mora em Limoeiro, no interior de PE, quer cursar medicina - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Daiane mora em Limoeiro, no interior de Pernambuco, e tirou 1.000 na redação
Imagem: Arquivo pessoal

5 - A região que mais avança em oportunidades

Em outubro do ano passado, estudo divulgado pela Comunidade Educativa Cedac, apontou que o Nordeste foi a região que mais avançou no Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasil) em relação aos resultados de 2017.

Alagoas, Ceará, Piauí e Bahia, por exemplo, são responsáveis por quase metade dos 500 municípios que avançaram no indicador. Ao todo, o Nordeste reuniu 70% dos municípios que mais tiveram crescimento no Ideb. Já o Sudeste tem apenas 11% das cidades com os maiores crescimentos. No Sul, são apenas 9%.

6 - A maior inventora é do semiárido

No semiárido da Paraíba, a UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) foi a instituição brasileira que mais fez pedidos de registro de patentes por invenção no país em 2020: ela depositou no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) 96 invenções, um número de registros maior do que o da Petrobras, por exemplo.

O ranking é do próprio Inpi, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Campina Grande, por sinal, tem um polo tecnológico conhecido não só no Brasil, mas em muitos locais do planeta. Esse núcleo envia anualmente profissionais para indústria da tecnologia no país inteiro. Além da UFCG, a cidade tem a UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) e o IFPB (Instituto Federal da Paraíba).

UFCG tem cerca de 400 produtos já registrados e se tornou um celeiro de inovação - UFCG/Divulgação - UFCG/Divulgação
UFCG tem cerca de 400 produtos já registrados e se tornou um celeiro de inovação
Imagem: UFCG/Divulgação

7 - Alunos papa-medalhas

Com tantos bons exemplos, só poderiam vir bons resultados nas Olimpíadas de conhecimento, em várias áreas de exatas, humanas e ciências.

Um exemplo foi mostrado na 14ª Olimpíada Nacional de História do Brasil, realizada em agosto na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Os nordestinos brilharam com o maior número de medalhas: 56 de 75 medalhas em disputa.

Medalhas conquistadas por estado na Olimpíada Nacional de História do Brasil - Reprodução - Reprodução
Medalhas conquistadas por estado na Olimpíada Nacional de História do Brasil
Imagem: Reprodução

Os estudantes também brilharam recentemente na disputa da 14ª Olimpíada Universitária Ibero-americana, em setembro, em Bogotá (Colômbia).

Dos cinco integrantes da equipe brasileira, dois eram do Ceará: entre eles o campeão geral George Lucas Diniz de Alencar, que fez a pontuação máxima da prova.

8 - Indicação a "Nobel de estudantes"

Também virou rotina para estudantes nordestinos serem reconhecidos internacionalmente. Entre tantos exemplos, Ana Julia Monteiro de Carvalho, de Maceió, foi a única representante da América Latina entre os dez finalistas do Global Student Prize 2021 —prêmio considerado um "Nobel para estudantes".

A indicação da ex-aluna da Escola da Cambona do Sesi (Serviço Social da Indústria) foi por seu portfólio de invenções, que vão de uma pastilha purificadora de água a um protetor de raios solares para astronautas.

Estudante Ana Julia Monteiro de Carvalho, uma das 10 finalistas do Chegg.org Global Student Prize 2021 - Divulgação - Divulgação
Estudante Ana Julia Monteiro de Carvalho, uma das 10 finalistas do Chegg.org Global Student Prize 2021
Imagem: Divulgação

9 - Escolas de cidade no litoral de Alagoas

Ainda em Alagoas, uma pequena cidade está tendo excelentes resultados: Coruripe (100 km de Maceió), no litoral norte do estado, alcançou o terceiro melhor resultado no Ideb do país nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Em 2018, a escola Vereador José Wilson Melo Nascimento, na zona rural, teve a melhor nota entre as escolas do país no Ideb: 9,9. "É uma cidade que investiu e está dando um exemplo ao conquistar excelentes notas", diz Priscila Cruz, do Todos pela Educação.

coruripe - Beto Macário/UOL - Beto Macário/UOL
Alunas na Escola José Wilson, na zona rural de Areias, em Coruripe (AL)
Imagem: Beto Macário/UOL