Por Sistema Fiep

A demanda por mão de obra qualificada para trabalhar na indústria tem crescido. Muitas vezes, uma vaga não é preenchida porque faltam trabalhadores preparados. E muitos trabalhadores não conseguem se qualificar por falta de tempo ou recursos financeiros. É assim que os números da educação básica desafiam o mercado de trabalho no país. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE, mostrou que 40% da população acima de 25 anos não concluiu o ensino fundamental. Desse percentual, 32,9% não retornou aos estudos porque está trabalhando ou em busca de uma vaga.

Para diminuir esse déficit, o Sistema Fiep investe em várias frentes de atuação na área educacional. Uma delas é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) a distância, ofertada pelo Sesi no Paraná. O objetivo é conciliar as necessidades educacionais com as demandas profissionais. “O currículo engloba temas e assuntos que compõem o dia a dia do trabalhador, oferecendo uma educação mais relevante e motivando o aluno. A metodologia foi criada para aproveitar o pouco tempo do aluno para se dedicar aos estudos, adequando tempo e espaço às circunstâncias de vida”, explica Maria Cecília Figueiredo Cruz, orientadora pedagógica da unidade do Sesi Portão.

Modalidade é estímulo à permanência nos estudos

As matrículas em EJA vêm caindo nos últimos anos, de acordo com o Censo Escolar do INEP. A evasão dos cursos é alta, aproximando-se de 50%. Com a possibilidade de estudar a distância, fica mais fácil incluir uma rotina de estudos no dia a dia. No Sesi, é possível ingressar no EJA EaD em qualquer período do ano, o que é um importante diferencial. Também é possível fazer o aproveitamento de disciplinas que o aluno já tenha cursado, tanto no ensino fundamental quanto no médio. “As aulas são estruturadas por disciplinas de acordo com a matriz curricular do ensino fundamental (6º a 9º ano) e ensino médio. O curso EJA EaD do Sesi Paraná acontece com 80% das aulas na modalidade a distância e 20% na modalidade presencial”, detalha Maria Cecilia.

No EaD, os alunos participam das aulas presenciais uma vez por semana para receber orientações sobre as disciplinas que estão cursando. Graças a essa flexibilidade, Rhoniy da Silva Santos, de 38 anos, voltou aos estudos. Natural do Piauí, mudou-se para Curitiba há sete anos, onde começou a trabalhar. Desde então, enfrentava dificuldades para conciliar os horários e os recursos com a volta às salas de aula. A oportunidade foi dada pela empresa onde trabalha e hoje ele é aluno do Sesi EJA EaD, onde pretende concluir o ensino fundamental e dar continuidade aos estudos e à carreira. “Foi muito bom receber esse apoio. Este ano estudei arte, ciências, história e agora estou concluindo geografia. Depois do fundamental, vou para o ensino médio”, comemora.

Apoio especializado

Outro problema recorrente que colabora para a evasão é a inadequação dos currículos, da metodologia e dos materiais didáticos. Com carga horária excessiva e conteúdos descontextualizados, o trabalhador tem dificuldade em compreender a necessidade de permanecer na escola. Para Maria Cecilia, a educação ofertada no Sesi EJA EaD oferece o apoio necessário para uma fase diferente da vida. “O futuro exige novas habilidades e competências e precisamos preparar o trabalhador para as transformações. É necessário estar em contato com bons métodos de ensino e metodologias ativas, que desenvolvam a capacidade de absorver os novos conhecimentos”, analisa.

Para auxiliar os alunos, o Sesi disponibiliza tutores. São professores responsáveis por apoiar e orientar os alunos, tirando dúvidas sobre os conteúdos e dando dicas para estudar a distância. Também há um tutor virtual, que presta suporte aos alunos pela internet, elabora e aplica provas e atividades.

Para Rhoniy, o conteúdo atualizado e o apoio dos professores têm sido essenciais. “Percebo no dia a dia que tenho acesso a uma educação de qualidade. Os professores nos dão apoio e segurança. Me sinto feliz por estar mais perto de um novo caminho na minha carreira, com um bom emprego e muito mais conhecimento”, finaliza.

Sistema Fiep

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!