Por SESI - SENAI


Um curso que normalmente levaria 18 meses foi concluído em apenas três pelo empresário de Santa Catarina, Manoel Jesus Farias Rufino. Isso foi possível graças a uma nova metodologia aplicada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), que reconhece conhecimentos prévios, foca na realidade dos estudantes e diminui o tempo necessário para formação na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Elaborado em 2017 pela entidade, o método da Nova EJA traz um currículo mais conectado à realidade profissional dos alunos. Rufino, por exemplo, conseguiu 100% de aproveitamento na prova de Reconhecimento de Saberes e concluiu o Ensino Médio em aproximadamente um trimestre.

A mudança tem como principal objetivo combater a evasão escolar, que chega a 90% na rede pública. A desistência tem origem no fato de os estudantes trabalharem o dia todo e, ao chegarem na escola, depararem com um currículo com elevada carga horária e sem atratividade.

Aprovada pelo Conselho Nacional de Educação, a metodologia tem entre as grandes inovações, a identificação, validação e certificação das competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho dos alunos. O Reconhecimento de Saberes envolve uma série de procedimentos realizados com a participação de especialistas de cada área do conhecimento: linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. São realizadas avaliações, entrevistas e preenchimento de formulários para identificação de conhecimentos prévios.

Outra novidade da Nova EJA é a construção de itinerários educativos conectados com a realidade profissional dos alunos e a oferta do Ensino Médio articulado à educação profissional, a chamada EJA Profissionalizante. O currículo da Nova EJA prevê 20% de aulas presenciais e 80% a distância e é voltado, principalmente, para os trabalhadores da indústria e seus dependentes.

A metodologia da Nova EJA e da EJA Profissionalizante permite a jovens e adultos a conclusão do Ensino Médio articulado a cursos de qualificação profissional ofertados pelo SENAI, na modalidade a distância.

Entenda a metodologia

A metodologia de Reconhecimento de Saberes é o grande diferencial da Nova EJA e da EJA Profissionalizante. Por meio dela, o aluno tem os conhecimentos que desenvolveu em ambientes formais, não formais e informais reconhecidos, validados e certificados. São realizadas presencialmente, em um ambiente online, por meio de formulários, entrevistas, análise de documentos das experiências e aplicação de avaliações.

O tempo de duração do curso depende do nível de conhecimento de cada aluno - o que está ligado ao número de competências reconhecidas, por área de conhecimento, já que o estudante é matriculado apenas nas competências que não são identificadas e certificadas. Os conhecimentos, as aspirações e o centro de interesse dos alunos são considerados para a definição do itinerário.

O SESI oferta a Educação Básica e o SENAI a qualificação profissional com carga horária de 160h em média. Os cursos são realizados concomitantemente e geram duas certificações.

As experiências vividas por Mário Eugênio Silva de Oliveira contaram muito na hora de concluir com mais rapidez os ensinos Fundamental e Médio. Depois de ter 100% de aproveitamento no Reconhecimento de Saberes, a nova metodologia permitiu que, em cinco meses, o motorista finalizasse os estudos. “Tentei diversas vezes recomeçar os estudos, mas fui parando pelo caminho por conta de tempo. Mas, quando o SESI chegou com essa proposta mais dinâmica, de educação a distância, logo percebi que conseguiria finalmente realizar meu sonho de concluir o Ensino Médio”, comemorou.

SESI - SENAI

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!