Por Caroline Olvieira, g1 PI


Escolas da rede estadual retomam as aulas presenciais no Piauí — Foto: Divulgação/Seduc

Com o aumento de casos de infecções pela Covid-19, a Diretoria da Unidade de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa) republicou uma nota técnica, nesta quarta-feira (26), sobre as medidas preventivas de contenção à doença e outras síndromes respiratórias com o retorno das aulas presenciais este ano.

Na nota, a Vigilância Sanitária enfatizou que a "pandemia não acabou" e alertou que a Fundação Municipal de Saúde de Teresina registrou um aumento de 75% de casos positivos entre 16 e 22 janeiro. A ocupação de leitos nos hospitais de todo o estado também segue alta com índice de 87% nesta quinta-feira (27).

Entre as medidas, a nota recomenda organização do fluxo de pessoas de forma a evitar aglomerações, manter horários diferentes de início, intervalo e término de aulas entre turmas. Os professores e funcionários estão proibidos de usar máscaras de tecido, devendo utilizar máscaras N95, PFF2 ou similar. Além de manter todas as medidas higienicossanitárias específicas para o ambiente escolar sobre limpeza, utilização de álcool e higienização das mãos e condicionadores de ar.

Em casos de positivados ou suspeitos de Covid ou síndromes gripais, a Vigilância determina que devem ser adotadas medidas de afastamento ou suspensão temporária das aulas presenciais.

"Três situações foram elencadas como alerta para a tomada de decisão imediata no ambiente de ensino", descreve a nota.

A ocorrência de caso de COVID-19 deverá seguir os tramites de notificação e adotar ações conforme as seguintes situações:

a) Situação 1 – Ocorrência de dois ou mais casos suspeitos ou confirmados no qual os envolvidos convivam na mesma sala de aula e não tenham tido contato com outras turmas: Atuação da instituição frente à situação: as aulas presenciais nessa sala serão suspensas por uma semana (7 dias); e todos os contatos próximos deverão ser monitorados durante esse período.

b) Situação 2 – Ocorrência de dois ou mais casos suspeitos ou confirmados no qual os envolvidos sejam de salas diferentes ou tenham tido contato com outras turmas no mesmo turno escolar: Atuação da instituição frente à situação: as aulas presenciais do turno escolar serão suspensas por uma semana (7 dias); e todos os contatos próximos deverão ser monitorados durante esse período.

c) Situação 3 – Ocorrência de dois ou mais casos suspeitos ou confirmados no qual os envolvidos sejam de salas diferentes ou tenham tido contato com outras turmas em outros turnos: Atuação da instituição frente à situação: as aulas presenciais na instituição ou unidade de ensino serão suspensas por uma semana (7 dias); e todos os contatos próximos deverão ser monitorados durante esse período.

Destaca ainda que se persistirem os sintomas os alunos deverão manter-se afastados das aulas presenciais por 10 dias ou até a comprovação de testagem negativa. Já professores e demais trabalhadores, os casos suspeitos e confirmados de Covid-19 deverão ser afastados por 7 dias. Caso se mantenham os sintomas, continuar o afastamento por 10 dias ou até a comprovação de testagem negativa.

“Casos confirmados de Covid-19 deverão ser notificados pela instituição de ensino aos órgãos competentes, bem como, informar no Sistema de Vigilância Sanitária – SISVISA”, destaca a nota técnica.

Casos de Covid no Piauí

O Piauí registrou 690 casos confirmados e três óbitos por Covid-19, nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite de quarta-feira (26).

Dos 690 casos confirmados, 423 são mulheres e 267 são homens com idades que variam de 1 a 89 anos.

Os casos confirmados no estado somam 340.452 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam 7.359 casos e foram registrados em 224 municípios.

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!