Por G1 Ariquemes e Vale do Jamari


Nota do Ideb nas séries iniciais é mantida acima da média nacional há 10 anos em Ariquemes — Foto: Reprodução/EPTV

As escolas públicas que possuem as séries iniciais, do 1° ao 5° ano, em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, têm conseguido manter um marco importante na educação do município. Desde 2007, as instituições de ensino conseguiram notas acima da meta estipulada pelo Governo Federal para o Ensino Fundamental I no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017.

A nota das escolas de Ensino Fundamental I em 2017 foi 5.5, sendo que a meta proposta era 5.4. Mas, o município obteve notas abaixo da média nacional nas escolas públicas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

A média do Ensino Fundamental II ficou em 4.9, sendo que a meta proposta era de 5.0. Já no Ensino Médio, a nota alcançada foi de 3.8 e a média proposta era de 4.1. Entretanto, as escolas alcançaram a mesma média que a do território nacional.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Ariquemes, os índices positivos são reflexos da implementação de estratégias como a intervenção pedagógica e a capacitação dos professores.

Confira no gráfico o desempenho das notas das escolas de séries iniciais no Ideb entre 2007 a 2017:

Ensino Fundamental I
Notas obtidas e metas estipuladas no Ideb de 2007 a 2017
Fonte: Inep

No mesmo período, as escolas do Ensino Fundamental II, do 6° ao 9° ano, conseguiram ter nota acima da meta estipulada, somente em 2011, quando ficou com 4 e a média nacional foi de 3.9. Veja o desempenho no gráfico abaixo:

Ensino Fundamental II
Fonte: Inep

O Ideb é aplicado a cada dois anos para avaliar a qualidade da educação básica por meio de provas de português e matemática, e também pelas taxas de aprovação, reprovação e evasão escolar.

Veja mais notícias da região no G1 Ariquemes e Vale do Jamari

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1