Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Nós, jovens, precisamos tomar uma decisão sobre qual futuro queremos

Manifestantes participam da Marcha Global pelo Clima, com concentração em frente à Assembleia Legislativa, no centro do Rio de Janeiro - WILTON JUNIOR/ ESTADÃO CONTEÚDO
Manifestantes participam da Marcha Global pelo Clima, com concentração em frente à Assembleia Legislativa, no centro do Rio de Janeiro Imagem: WILTON JUNIOR/ ESTADÃO CONTEÚDO

17/06/2022 06h00

As mudanças climáticas que tanto ouvimos falar já é realidade. Chuvas intensas em pleno verão, seca no inverno. A natureza grita, e esse som ecoa em todos os cantos como um sino que avisa que os recursos naturais estão se esgotando e com eles a possibilidade de vida.

A mudança de postura é urgente. É preciso pensar em realizar ações locais e globais para sensibilizar e propor reflexão acerca de medidas para amenizar os impactos causados pelo homem no planeta. Frente a isso, nós, os jovens e adolescentes, sensibilizados sobre as questões ambientais, percebemos que dependemos da natureza para continuar nossa existência terrena, que a degradação ambiental nos coloca em risco de extinção.

Somos a geração responsável pela mudança de hábitos, estilos e conceitos de vida. Chega de passar o bastão para os próximos, o compromisso é nosso. Devemos mudar o que nos incomoda agora. Se no seu bairro não tem coleta seletiva, o esgoto está sendo despejado dentro do rio, o córrego está sendo assoreado, as matas estão sendo destruídas pelas queimadas, proponha algo. Se os problemas socioambientais te incomodam, converse com a escola. Procure as autoridades, busque parceiros para promover uma ação que solucione ou amenize aquele problema.

Todos os dias temos que cuidar do nosso corpo, arrumar a cama, e assim é o cuidado com nossa comunidade. Também deve ser uma tarefa diária, chega de ignorar os problemas socioambientais da sua rua, bairro ou cidade. Com isso, vamos conseguir que nosso exemplo seja a força propulsora para ativar outros jovens e adolescentes ao redor do mundo.

Esse é nosso chamado: vamos agir. Somos cidadãos do hoje e temos voz por todas as partes do planeta através das redes sociais. Vamos usar esse poder para garantir medidas de reparação e reconstrução de danos causados ao meio ambiente. Podemos influenciar nossa família, nossa escola, todos ao nosso redor por uma vida pautada na sustentabilidade e buscando causar o mínimo de impacto possível na nossa casa chamada planeta terra.