No Senado audiência pública debate desafios para educação pós-pandemia

Publicado em 22/11/2021 - 16:48 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Levar tecnologia digital às escolas públicas e trazer de volta os alunos afastados por causa da pandemia. Esses são os principais desafios do Ministério da Educação, e o assunto foi debatido nesta segunda-feira, na subcomissão do Senado que acompanha a educação na pandemia.

De acordo com o secretário adjunto de Educação básica do MEC, Helber Ricardo Vieira, com a pandemia a pasta buscou reduzir os impactos do ensino à distância principalmente nas regiões mais afastadas. Para isso, mais de cem mil escolas foram conectadas à internet, com a instalação de quinhentas antenas.

As medidas tentaram reduzir os problemas que a pandemia causou, como a evasão escolar, a perda do vínculo dos estudantes com a escola, o aumento do déficit na aprendizagem e a desigualdade no ensino público e privado. Vieira explicou o que MEC está fazendo para o retorno às aulas presenciais nas escolas públicas, como preparar estratégias de busca ativa para reduzir a evasão escolar.

O secretário de Controle Externo da Educação do TCU, o Tribunal de Contas da União, Alípio Dias dos Santos, também apontou a importância da conexão digital das escolas, mas citou grandes diferenças entre as regiões. Na região Norte, 44% dos estudantes não têm acesso à internet, problema que afeta 30% dos alunos no Sudeste. Já a falta de equipamentos para o ensino a distância afeta 31% dos alunos do Nordeste, e quase 30% dos estudantes no Norte.

Esta foi a sexta audiência pública da subcomissão para debater os impactos da pandemia na educação do país e elaborar uma agenda para tentar reparar as perdas causadas pela pandemia. 

Edição: Paula de Castro / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo