Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

Por Adriana Mendes


A estudante Eduarda Moreira Cristiano Mariz/Agência O GLOBO — Foto:
A estudante Eduarda Moreira Cristiano Mariz/Agência O GLOBO — Foto:

BRASÍLIA - A estudante Eduarda Moreira, de 17 anos, chegou antes dos portões abrirem no Centro Universitário de Brasília (UniCeub) para o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Embora considere as questões de ciências da natureza e matemática difíceis, ela disse que estar mais tranquila que no domingo passado quando o exame sob o impacto da crise no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação.

— Acho que foi uma preocupação de todos os alunos (a crise no Inep), mas na semana passada a prova não teve alteração, estou tranquila. Se não der esse ano, tem o ano que vem de novo — disse a estudante que busca uma vaga para graduação em Letras.

Uma semana antes da primeira etapa do Enem 2021, houve um pedido coletivo de exoneração de 37 servidores que ocupam cargos de coordenação. Os funcionários denunciam o presidente do órgão, Danilo Dupas, por assédio moral, censura e má conduta à frente ao instituto. Técnicos também denunciaram tentativas de intervenção no conteúdo das provas. Após a primeira etapa sem intercorrências, a temperatura baixou.

Umberto Mannarino, de 27 anos, também disse não estar preocupado com interferências no Enem. Ele faz o exame há seis anos com objetivo de produzir conteúdos para internet e considera que a prova não pode mais ser inviabilizada.

— Vi que muitas pessoas se preocuparam, sempre tem algo que acontece antes do Enem. Acredito que a demissão dos servidores (dos cargos comissionados) não afetou a dinâmica da prova. Depois de seis anos fazendo Enem acho difícil algo inviabilizar a prova — disse Mannarino.

O servidor público Edvaldo Neto, de 40 anos,tenta vaga em medicina ou direito Cristiano Mariz/Agência O GLOBO — Foto:
O servidor público Edvaldo Neto, de 40 anos,tenta vaga em medicina ou direito Cristiano Mariz/Agência O GLOBO — Foto:

O servidor público Edvaldo Neto, de 40 anos, formado em economia na Universidade de Brasília (UnB) disse que nem chegou a estudar muito para o Enem. Pela quarta vez tenta uma vaga para medicina ou direito e acredita que agora tem mais chance.

— Acredito que a nota de corte será mais baixa devido ao baixo número de inscritos e a situação política. Gostei da prova na semana passada, consegui desenvolver bem a redação, mas exatas é mais difícil especialmente para alguém da minha idade — afirmou Neto.

Após fechar o portões no UniCeub, Renata Monteiro Ramos Couto chegou correndo e ainda conseguiu entregar a identidade para a filha Maria Luiza  que foi fazer Enem Cristiano Mariz/Agência O GLOBO — Foto:
Após fechar o portões no UniCeub, Renata Monteiro Ramos Couto chegou correndo e ainda conseguiu entregar a identidade para a filha Maria Luiza que foi fazer Enem Cristiano Mariz/Agência O GLOBO — Foto:

Após fechar o portões no UniCeub, Renata Monteiro Ramos Couto chegou correndo e ainda conseguiu entregar a identidade para a filha Maria Luiza que foi fazer Enem. O documeto havia sido esquecido no carro da mãe. O corre-corre foi grande, mas ela contou com incentivo de quem estava do lado de fora.

— Ela esqueceu o RG no meu carro, eu fui para o jogo, quando eu vi as mensagens vim do ginásio da Ceilândia ( cerca de 45km ) correndo — disse a mãe, contando que resolveu deixar o carro na esquina e correr porque senão teria que dar a volta no quarteirão e talvez nao conseguiria entregar o documento a tempo.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Brent Fay Sikkema foi morto a mando de Daniel, aponta investigação

Negado HC ao ex-marido de galerista americano assassinado no Rio de Janeiro

Surfistas de ondas grandes viajaram com equipe da prefeitura, que também vai enviar técnicos para mapear áreas afetadas; há pontos de arrecadação de doações em vários bairros

Com jet skis e doações, voluntários de Niterói ajudam vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Houve relatos nos bairros Madureira, Jardim América, Universitário e Pio X entre as 3h e as 4h. Ninguém ficou ferido

Chuvas no RS: tremores de terra assustam moradores de Caxias do Sul

Monumento às mais de 700 mil vidas perdidas no Brasil promoverá reflexão sobre pandemia e importância da ciência

Memorial da Covid-19 vai ser construído no campus da Fiocruz, em Manguinhos

Ela citou suposto empréstimo não honrado pelo antigo companheiro

Ex-BBB Diego Alemão escapa de ação de ex-namorada, que o acusava de calote