Por Iryá Rodrigues e Tácita Muniz, G1 AC — Rio Branco


Primeiro dia de Enem digital no Acre é tranquilo — Foto: Iryá Rodrigues/G1

Com movimento bem mais tranquilo, o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na forma digital ocorre neste domingo (31) e no Acre os candidatos falaram da expectativa para essa nova forma de fazer a prova. Em todo estado, foram 1.154 inscritos distribuídos em nove escolas da capital.

O movimento foi mais tranquilo nesses pontos de aplicação de prova e os argumentos para ter escolhido o Enem on-line vai desde de mais tempo para estudar até consciência ambiental, pela redução do uso de papéis.

Klebia Silva, de 30 anos, vai fazer pela primeira vez o Enem e resolveu optar pela prova digital porque acredita que é mais prático. Ela disse que faz pedagogia em uma faculdade à distância, mas sonha em fazer psicologia e, por isso, vai fazer o exame.

Do Rio Grande do Norte, Klebia mora no Acre há 3 anos e disse que não conseguiu se preparar muito bem para o Enem, já que este ano enfrentou diversas dificuldades, entre elas a depressão.

Candidata que vai fazer Enem digital, Klebia diz que, por ser on-line, ela acha mais prático — Foto: Iryá Rodrigues/G1

“Acho que é mais prático essa modalidade, ajuda mais pra desenvolver as questões, fica mais fácil para compreensão. Pra ser sincera, me preparei mais ou menos. Eu sofro de depressão e ansiedade, aconteceu muita coisa em casa, mas estou aqui tentando”, disse.

O estudante José Marcos, de 19 anos, concluiu o ensino médio no ano passado e essa é a primeira vez que ele vai fazer o Enem. Ele contou que escolheu fazer o exame na modalidade digital para ter um pouco mais de tempo para estudar e também pensando no meio ambiente, uma vez que seria menos uma prova impressa para ser descartada em seguida.

José Marcos diz que o ano foi de dificuldade, mas espera se dar bem no Enem — Foto: Iryá Rodrigues/G1

“Ia ter mais tempo para estudar e é uma forma de menos poluição por conta do papel. Estudei bastante, mas foi complicado estudar sozinho em casa, sem o professor pra dar orientação”, revela.

Essa é a segunda vez que a jovem Emilyane Pereira de Oliveira, de 19 anos, faz o Enem e a expectativa é a melhor. Ela pretende cursar biologia e disse que, apesar da pandemia, conseguiu se preparar para a prova e reservar cerca de quatro horas por dia de estudo. O que mais causa preocupação na jovem é a redação.

“É uma nova tecnologia e queria saber como é. Estudei bastante e espero que eu passe. Pra mim, a pandemia não atrapalhou meus estudos. Quero fazer uma boa prova e a redação é a que mais preocupa”, diz.

Emilyane diz que a pandemia não atrapalhou os estudos e está otimista para a prova — Foto: Iryá Rodrigues/G1

A cuidadora de idosos Mariana Andrade, de 24 anos, disse que escolheu a opção de prova digital por se dar melhor com tecnologia e acredita que isso vai ajudar mais na leitura e interpretação da prova do que se fosse impressa. Ela contou que pretende cursar sistema de informação.

“Escolhi o on-line pela facilidade, por ter tecnologia, por ter mais acesso às provas, mais paciência pra ler. Eu sou mais da área de tecnologia, achei mais fácil pra mim. Eu espero tirar uma boa nota para ter um futuro para mim e meu filho”, diz.

Ela completa dizendo que tem vontade de fazer algo na área de ciência e tecnologia e destacou que a pandemia acabou atrapalhando um pouco os estudos.

“A pandemia atrapalhou, até porque a gente cria um pouco de ansiedade e atrapalha a concentração para estudar.”

Mariana Andrade acredita que o Enem digital é mais prático — Foto: Iryá Rodrigues/G1

Enem digital

A segunda prova vai ser aplicada no dia 7 de fevereiro. Por ser a versão piloto, as provas vão ser feitas apenas na capital acreana, Rio Branco, nos laboratórios de informática das seguintes instituições:

  1. Escola Estadual Profª Heloísa Mourão Marques - bairro Aeroporto Velho;
  2. Escola Estadual Profº Humberto Soares da Costa - bairro José Augusto;
  3. Instituto de Educação Loureço Filho - bairro Vila Ivonete;
  4. Centro Universitário U:Verse - antiga FAAO;
  5. Centro Universitário Uninorte - bairro Jardim Europa;
  6. Centro Universitário Estácio de Rio Branco - bairro da Paz;
  7. Escola Estadual Padre Diogo Feijó - bairro Floresta;
  8. Instituto Federal do Acre (Ifac) - Campus Rio Branco
  9. Senai - Escola Cel. Auton Furtado - bairro Cadeia Velha

O cronograma segue o mesmo da versão impressa do exame. Neste primeiro domingo (31), serão aplicadas 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas, além da redação. A duração máxima para realização da prova é de 5h30.

Assim como na versão impressa, os candidatos que vão fazer as provas digitais também precisam seguir as regras sanitárias para evitar a proliferação do novo Coronavírus.

Enem Digital

Essa é a primeira vez que o modelo de aplicação digital do exame é usado no país. A ideia do Ministério da Educação (MEC) é tornar a prova totalmente digital até 2026.

Apesar do formato digital, a redação continuará manuscrita. Por isso, assim como na prova física, o candidato deve levar caneta preta, de tubo transparente.

No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e de matemática e também haverá com uma folha de rascunho para as contas.

Reforço no transporte coletivo

Mesmo com o número reduzido de inscritos para a modalidade digital, a frota de ônibus na capital acreana segue com reforço, assim como foi feito nos domingos anteriores na versão imprensa do exame.

A informação foi confirmada pelo diretor de Transportes da Superintendência Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), Clendes Vilas Boas. Segundo ele, devem circular 47 carros neste domingo (31), em Rio Branco.

"Por enquanto, vamos manter como nos domingos anteriores, mas, se houver necessidade de reduzir no decorrer do dia, vamos fazer a redução", afirmou o diretor.

Medidas de segurança devido à pandemia

Segundo o Inep, as medidas de prevenção contra o novo coronavírus serão as mesmas para todos os lugares. Não haverá planejamento especial para os locais que estejam com aumento no número de casos.

Entre as medidas, estão:

  • Uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores;
  • Disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas (a quantidade total só será conhecida após a aplicação do exame);
  • Recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas;
  • Identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento, caso haja fila;
  • Contratação de um número maior de salas: na edição de 2019 foram 140 mil locais de aplicação; agora serão 200 mil
  • Salas de provas com cerca de 50% da capacidade máxima;
  • Candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima;
  • Higienização das salas de aulas, antes e depois do exame.

A retirada da máscara poderá ser feita, segundo o protocolo, para alimentação, ingestão de líquidos e troca do item. É recomendado que o candidato leve máscaras reservas para trocar. Candidatos ainda devem levar documento de identidade com foto e caneta de cor preta e corpo transparente.

Cronograma do Enem 2020

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro
  • Resultados: a partir de 29 de março

VÍDEOS: G1 em 1 Minuto

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!