Eleições na Paraíba

Por g1 PB


Nilvan Ferreira (PL) na Sabatina CBN com pré-candidatos ao governo da Paraíba — Foto: Wellington Faustino/TV Cabo Branco

O pré-candidato ao governo da Paraíba Nilvan Ferreira (PL) afirmou nesta quarta-feira (20) que defende a recomposição do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores logo no primeiro ano de mandato, caso seja eleito. Além disso, prometeu desengavetar o projeto do Porto de Águas Profundas no litoral Norte, que, de acordo com ele, pode gerar cerca de 30 mil empregos diretos.

Na sabatina realizada pela rádio CBN e Jornal da Paraíba, Nilvan fez críticas à Educação no estado, com relação à evasão escolar, e à redução dos índices escolares, de português e matemática, divulgados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O pré-candidato prometeu fazer um mapeamento de todos os problemas enfrentados na educação, e disse que fará um grande esforço concentrado, uma espécie de mutirão, para resolver o problema de infraestrutura nas escolas.

Nilvan disse que uma prioridade de seu governo, caso eleito, será a recomposição do PCCR dos professores. "Todo governo eles pedem, imploram, tem audiência, tem discussão, e isso não é feito", disse ele. "Eu acho que a gente precisa logo em 2023 avançar nesse aspecto, como forma de fazer recomposições importantes pra recuperar a carreira do magistério no nosso estado".

"Como é que eu vou cobrar do meu professor que ele me ajude nos índices a alcançar uma evolução importante na educação, se eu não tenho formação continuada, se eu não tenho infraestrutura, se eu não tenho salário?", indagou o pré-candidato, ao comentar que "valorização dos professores significa salário".

Construção do Porto de Águas Profundas no litoral Norte

Durante a sabatina realizada nesta terça-feira, Nilvan Ferreira (PL) declarou que há duas questões a serem analisadas: a revitalização do Porto de Cabedelo e a construção do Porto de Águas Profundas. "O Porto de Cabedelo tem que receber dragagem, tem que ter a sua reestruturação, pode servir, inclusive, como porto para algumas outras atividades", disse o pré-candidato.

A construção do Porto de Águas Profundas, segundo Nilvan, promoveria uma concorrência direta com o Porto de Suape, em Pernambuco. "Os estudos técnicos apontam que ele é um Porto que está muito mais próximo da Europa e de outros mercados importantes mundiais", argumentou.

A proposta estabelece que, a partir de uma parceria público-privada, grande parte dos negócios que são feitos no Porto de Suape migrem para a Paraíba, porque, segundo Nilvan, "economicamente, em termo de negócio, logística etc, ele é muito mais viável" e que "o estado precisa ser o fomentador do projeto".

Sabatina da CBN

A sabatina realizada no estúdio da CBN foi mediada por Laerte Cerqueira, com participação de Angélica Nunes e João Paulo Medeiros. A iniciativa faz parte do projeto de cobertura das Eleições 2022 da Rede Paraíba. O objetivo é permitir que o eleitor conheça as propostas, qualidades, ideias e até fraquezas dos principais pré-candidatos ao governo da Estado.

Nilvan Ferreira (PL) participou da última entrevista nesta quarta-feira. Foi considerado o critério de representação na Câmara Federal, e por isso, os pré-candidatos Antônio Nascimento (PSTU) e Major Fábio (PRTB) não participaram.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você