Topo

Não se deve misturar ciência com religião, diz Pontes sobre fala de Damares

Do UOL, em São Paulo

10/01/2019 11h08Atualizada em 10/01/2019 11h11

O ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, disse, em entrevista à rádio CBN nesta quinta-feira (10), que não se deve misturar ciência com religião. O posicionamento do titular da pasta foi feito um dia após circular um vídeo em que a ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, diz que a Igreja Evangélica "perdeu espaço" na história e "deixou" a teoria da evolução "entrar nas escolas".

"Ela deve ter falado em algum tipo de contexto que eu não sei [qual era] exatamente. A ciência trabalha com métodos científicos. São muitos anos, muitas décadas de estudo para formar a teoria da evolução, desde de o início com Darwin e assim por diante. Ou seja, não se deve misturar ciência com religião, na minha opinião", declarou Pontes à rádio.

No vídeo que circulou pela internet, sem indicação de quando foi gravado, a ministra dá entrevista à pastora Cynthia Ferreira, do portal "Fé em Jesus". O trecho tem 53 segundos e começa com a pastora perguntando a Damares qual deve ser o papel da Igreja na política.

"A Igreja Evangélica perdeu espaço na história. Nós perdemos o espaço na ciência quando nós deixamos a teoria da evolução entrar nas escolas, quando nós não questionamos, quando nós não fomos ocupar a ciência", respondeu Damares.

Em nota, o Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos afirma que a declaração foi dada no "contexto de uma exposição teológica e não tem qualquer relação com as políticas públicas que serão fomentadas por este ministério. Não há relação entre a atuação da titular desta pasta como líder religiosa e suas funções como gestora pública".

Polêmicas de Damares

A ministra já se envolveu em outras polêmicas nos dez dias de gestão desde que assumiu o cargo, em 1º de janeiro. Em um vídeo gravado após a posse, Damares disse que "menino veste azul e menina veste rosa". Ela justificou que queria fazer uma metáfora contra a ideologia de gênero. Já em uma outra declaração, disse que o Estado é laico, mas a ministra é "terrivelmente cristã".

Ainda sobre questões de costumes, em entrevista à GloboNews, a ministra disse que os atuais moldes do Enem pode atrapalhar as famílias, uma vez que os estudantes podem se deslocar para estudar em regiões distantes.