Por Fabiana Figueiredo, G1 AP — Macapá


Estudante Ana Beatris Viana encara rotina intensa de estudos e aproveitou aulão para reforçar conteúdo — Foto: Fabiana Figueiredo/G1

A dois meses de participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, a estudante Ana Beatris Viana, de 18 anos, enfrenta uma rotina intensa de estudos em Macapá. Nesta terça-feira (19), ela participou de um projeto da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que pretende, através de aulas motivacionais, ajudar estudantes a terem bons resultados na prova que acontecerá em novembro.

“Esse é o segundo ano que eu participo desse aulão, os professores são muito bons. Não perco oportunidade de estudar em aulão nos cursinhos e nas escolas também. Estou bastante confiante”, disse Ana Beatris.

A estudante terminou o ensino médio em 2016 na Escola Estadual Augusto dos Anjos, e este ano direcionou os estudos para tentar uma vaga num curso de medicina em universidades pelo país. No projeto, os assuntos das disciplinas de física e biologia foram as que mais a atraíram.

Alunos que vão fazer o Enem 2017 lotaram Teatro das Bacabeiras, em Macapá, nesta terça-feira (19) — Foto: Fabiana Figueiredo/G1

Cerca de 1,2 mil estudantes são esperados a cada dia nas aulas que estão acontecendo no Teatro das Bacabeiras, no Centro da capital. O projeto, chamado de “Projeto Enem – Todos a Caminho do Sucesso”, também acontecerá na quarta-feira (20) e nos dias 1º e 8 de novembro, com aulas de 22 professores, abordando oito diferentes disciplinas.

“Sempre trabalhamos para motivar nossos alunos, principalmente aqueles que vão fazer o Enem. Hoje o exame é a porta de entrada para o ensino superior, e possibilita acesso a bolsas de estudo e, até mesmo, intercâmbios internacionais”, informou Sara Ribeiro, gerente do Núcleo de Ensino Médio da Seed.

Professor Guaraci Pastana aposta em aulas motivacionais para manter atenção dos estudantes — Foto: Fabiana Figueiredo/G1

O projeto não é direcionado apenas para turmas do 3º ano do ensino médio da rede pública do Amapá, mas para estudantes em geral. Pensando em atrair a atenção dos jovens, o professor de história do Brasil, Guaraci Pastana, conta que a proposta do aulão é passar positividade para os que vão fazer as provas.

“Trabalhamos uma mesma temática de forma interdisciplinar para despertar o interesse deles. Usamos aqui a ‘metodologia de cursinhos’, que é diferente de aula para 30 alunos. Usamos a motivação para despertar o melhor do aluno”, contou Pastana, que dá aula há mais de 20 anos em escolas públicas e privadas, cursinhos e faculdades.

As aulas são ofertadas gratuitamente a partir das 14h até as 20h, e não precisa fazer inscrição prévia. Os encontros abordam as quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Confira a programação de aulas de quarta-feira (20):

14h às 15h – Matemática 1
15h às 16h – Língua Portuguesa
16h às 16h50 – Literatura e Arte
16h50 às 17h10 – Intervalo para o lanche
17h10 às 18h10 – Redação
18h20 às 19h20 – Espanhol/Inglês - com música
19h10 às 20h – Matemática 2

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?