Topo

'Não houve interferência do governo no Enem', diz ministro da Educação

Ana Paula Bimbati

Do UOL, em São Paulo

21/11/2021 20h29

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, garantiu que "não houve interferência do governo" na montagem do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021. Na última semana, reportagens do Fantástico e do jornal O Estado de S. Paulo trouxeram relatos de servidores de supostas interferências na prova.

"Se tivesse interferência pode ser, dizendo hipoteticamente, que algumas perguntas não estivessem lá", disse o ministro da Educação.

Para ele, as denúncias "tentaram politizar" o Enem. Questionado sobre quais seriam essas questões, Ribeiro afirmou que algumas questões trazem temas, "que numa visão mais conservadora, são mais caras ao nosso governo".

O ministro também classificou o primeiro dia de aplicação da prova como "um sucesso" e informou que a abstenção ficou em 26%. Na edição 2020, quando o Enem bateu recorde de faltosos, ele também avaliou a prova com o mesmo adjetivo.

Ao lado do presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pelo Enem, Danilo Dupas, o ministro afirmou que o "mais importante não é o número de inscritos, mas de quem realmente veio fazer a prova".

O número de inscritos na edição 2021, no entanto, foi o menor dos últimos 14 anos — chegando a 3,1 milhões. Com a abstenção de 25,5% na versão impressa e 46% no Enem digital, apenas 2,3 milhões dos participantes fizeram a prova.

Ao todo, a prova foi entregue a 1.747 municípios em 10.600 escolas, com 41 voos da FAB e 130 carretas.

Segundo o delegado Cléo Mazzotti, coordenador-geral da Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal, foram cumpridos 27 mandados de prisão em vários estados de inscritos que já tinham problemas com a Justiça. O UOL noticiou que três foragidos foram presos em Teresina.

Os candidatos hoje responderam 90 perguntas das provas de linguagens e ciências humanas, além de produzir uma redação. No próximo domingo (28), é o segundo dia, com matemática e ciências biológicas.

Além da versão impressa, o Enem digital, feito no computador, também é aplicado hoje. Ao todo, 3,1 milhões de pessoas se inscreveram para os dois formatos, que são feitos simultaneamente pela primeira vez.