Descrição de chapéu Coronavírus

'Não há decisão sobre data de volta às aulas em SP', diz secretário

Apesar de ter iniciado a reabertura do comércio, governo ainda não definiu como será retomada nas escolas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

  • 5
São Paulo

Mesmo com o início da flexibilização da quarentena em São Paulo, o governo João Doria (PSDB) informou nesta sexta (5) que ainda não há definição sobre a data de volta às aulas nas escolas paulistas. A decisão sobre a retomada das atividades presenciais vale para colégios públicos e privados.

“Não há ainda decisão sobre a data de volta, a orientação é do governo e depende da evolução da pandemia no estado”, disse Haroldo Rocha, secretário executivo da Secretaria Estadual de Educação. Há duas semanas, a pasta havia informado a previsão de retomada das aulas de forma gradual em julho.

A indefinição sobre a data de reabertura ocorre no momento em que o governo liberou a retomada de atividades do comércio e serviços em algumas regiões do estado, inclusive na capital. A volta desses setores pressiona sobretudo as escolas particulares e da rede municipal, que são as principais responsáveis pelas matrículas de crianças da educação infantil (dos 0 aos 5 anos).

“É uma ideia importante que o retorno seja coordenado com o retorno das atividades econômicas. Isso está em discussão com os municípios, que são os responsáveis pela educação infantil. No geral isso está em debate”, disse Rocha.

Rocha afirmou que a única definição até o momento é de que a volta às aulas será feita de forma escalonada e regionalizada, com a retomada das atividades presenciais inicialmente para apenas 20% dos estudantes, depois para 50% até atingir 100%.

“A área da educação é muito parecida com a da saúde, porque exige muita coordenação. Precisamos estar alinhados com a área de transportes. No estado todo, temos 13 milhões de estudantes, o que representa um terço da população de São Paulo. Esse retorno vai impactar no sistema de transporte”, disse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

  • 5

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

alexandre cesar costa vianna

5.jun.2020 às 18h18

Este sujeito já estava perdido no Ministério da Saúde, agora está perdido no Governo do Estado de São Paulo. Reconheçam que são todos incompetentes e peçam para ir pra casa.