Lá vem o Enem 2021

Por g1 PB


Preparação para o Enem 2021 entra na reta final

Preparação para o Enem 2021 entra na reta final

Os estudantes que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) comumente ficam nervosos na reta final. Esse sentimento, quando em excesso, pode prejudicar o desempenho nas provas, por isso, algumas escolas trabalham a educação socioemocional, que tem como objetivo cuidar da saúde mental dos alunos e deixá-los mais tranquilos para o exame.

A professora Pâmela Martins explica que as aulas de educação socioemocional acontecem uma vez por semana, dentro ou fora da sala de aula. O cuidado com as emoções é feito por meio de dinâmicas em que os alunos têm espaço para se expressar e refletir.

Um dos estudantes, João Vitor, de 17 anos, avalia de forma positiva as aulas. “Ajuda bastante a gente a confiar em si, a ter mais tranquilidade”, afirma.

A psicóloga Débora Freitas explica que ter momentos de lazer nos dias que antecedem as provas do Enem é de grande importância para um bom desempenho na praia. Relaxar, fazer exercícios físicos, desenhar, cantar, entre outras atividades paralelas ajudam o aluno.

Relaxamento e lazer são importantes nos dias que antecedem as provas do Enem — Foto: Reprodução/Freepik/Cookie Studio

“Reconhecer também o que eles já fizeram e descansar mais nesta reta final, ter momentos de lazer. É normal ter uma certa ansiedade, então se eles buscarem relaxar pode trazer um equilíbrio maior para eles no dia da prova”, recomenda Débora Freitas.

Sobre o Lá Vem o Enem

Realizado pela Rede Paraíba, o Lá Vem o Enem é o maior projeto regional de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, e conta com apoio da Faculdade Anhanguera e do Colégio Master.

Neste terceiro ano, as TVs Cabo Branco e Paraíba, a CBN Paraíba, a Cabo Branco FM, o g1 Paraíba e o Jornal da Paraíba estão produzindo conteúdos cross media que informam os candidatos, além de abrir espaço para que professores possam compartilhar assuntos que podem cair nas avaliações que selecionam alunos para as universidades e faculdades brasileiras.

A ação multiplataforma é uma grande aliada dos estudantes. Na TV, o Lá Vem o Enem possui um quadro semanal no Bom Dia Paraíba, apresentado pelo repórter Ítalo Di Lucena às segundas-feiras. No mesmo dia, o jornalista ainda conduz um podcast exclusivo sobre os temas atuais que mais podem cair no exame.

No digital, o projeto conta com editorias no G1 Paraíba e Jornal da Paraíba, com todas as informações sobre o Enem e matérias exclusivas, além da transmissão de aulas ao vivo aos sábados.

VÍDEOS: tudo sobre o Lá Vem o Enem 2021

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!