Brasil Educação

Na esteira da crise no MEC, coordenador do Enem pede demissão

Paulo Teixeira deixa Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep "em solidariedade" ao presidente da autarquia, que foi exonerado; é a segunda baixa no instituto
O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez (ao centro), que demitiu Marcus Vinícius Rodrigues (à sua dir.), levando Paulo César Teixeira (à sua esq.) a pedir exoneração Foto: Inep/Divulgação
O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez (ao centro), que demitiu Marcus Vinícius Rodrigues (à sua dir.), levando Paulo César Teixeira (à sua esq.) a pedir exoneração Foto: Inep/Divulgação

BRASÍLIA — O economista e engenheiro Paulo César Teixeira, responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pediu demissão do cargo. Ele entregou sua carta de exoneração nesta quarta-feira (27).

É a segunda baixa no instituto em meio à crise que se arrasta no Ministério da Educação (MEC).

Teixeira afirmou ao GLOBO que tomou a decisão após o então presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues, ser demitido pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez.

Com a exoneração a pedido de Teixeira, está vaga a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep, uma das mais importantes áreas da autarquia, que tem o Enem entre suas atribuições.

A crise na Educação, até então concentrada no ministério, chegou ao Inep, uma autarquia vinculada à pasta que faz as avaliações de larga escala no Brasil, como o Enem, o Sistema de Avaliação da Educação Básica — com o qual se calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) — e exames de mensuração da qualidade do ensino superior.

Teixeira foi convidado por Marcus Vinicius para a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep no lugar de Murilo Resende, seguidor do ideólogo da direita Olavo de Carvalho.

Resende, que já deu declarações ofensivas contra professores e defende o projeto Escola sem Partido, foi vetado para o cargo e acabou ganhando um posto no Ministério da Educação.