Brasil Brasília

Na corda bamba, Weintraub divulga balanço de 'entregas' do MEC em 2020

Divulgação foi interpretada como um indício de que Weintraub está preparando o terreno para deixar o órgão
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante solenidade em Brasília Foto: Jorge William / Agência O Globo
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante solenidade em Brasília Foto: Jorge William / Agência O Globo

BRASÍLIA- Em meio à instabilidade de Abraham Weintraub à frente do Ministério da Educação (MEC), a gestão do ministro divulgou nesta quarta-feira um balanço das "entregas de 2020" pela pasta. No início do ano,  a pasta já havia divulgado um documento semelhante, mas com dados relativos a todo período de 2019. A divulgação foi interpretada como um indício de que Weintraub está preparando o terreno para deixar o órgão.

A publicação foi encaminhada para a imprensa menos de uma hora após o Supremo Tribunal Federal (STF) n egar o pedido para retirar Weintraub do inquérito das fake news . O balanço dilvulgado pelo MEC traz informações sobre áreas como alimentação e transporte escolar, alfabetização, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), escolas cívico-militares, entre outros pontos.

Leia: Empresário bolsonarista ameaça romper com governo caso Weintraub seja demitido

De acordo com alguns parlamentares,  a divulgação foi encarada como uma "prestação de contas" de Weintraub  às vésperas de ser demitido da Educação. A situação do ministro ficou insustentável desde o último domingo quando Weintraub compareceu a uma manifestação pró-governo, o que irritou o presidente Jair Bolsonaro que tentava apaziguar os ânimos com o Supremo Tribunal Federal (STF).

O documento divulgado pela pasta tem 37 páginas e presta contas sobre montante de recursos utilizados nos programas lançados por Weintraub. Além disso, o texto cita o número de estudantes beneficiados nas iniciativas empreendidas durante a gestão. Programas como o "Educação conectada", que prevê a disponibilidade de banda larga para todas escolas do país, e o "Tempo de aprender", voltado para alfabetização são algumas das iniciativas listadas no documento.