Conteúdo de Marca

Brasil Meio Ambiente

Na busca por reduzir evasão escolar, Natura Crer para Ver e Instituto Natura mobilizam consultoras e sociedade

Em decorrência da pandemia de covid-19, quatro em cada dez alunos podem abandonar os estudos
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Marise Pinto do Carmo, professora da EE Marly Maria e Souza da Silva, em Macapá, no Amapá Foto: Divulgação
Marise Pinto do Carmo, professora da EE Marly Maria e Souza da Silva, em Macapá, no Amapá Foto: Divulgação

O cenário desenhado pela pandemia de covid-19 interrompeu anos de avanço na educação que pode resultar em aumento das desigualdades sociais e econômicas, caso não sejam adotadas medidas para garantir o retorno e a permanência dos alunos no ambiente escolar.

De acordo com o relatório "Estado da Crise Global de Educação: Um Caminho para a Recuperação", publicado pelo Banco Mundial, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estima-se que S$ 17 trilhões é o valor que as crianças e jovens podem perder em rendimentos futuros durante a vida (aproximadamente 14% do PIB global de hoje), e 94 trilhões é o valor equivalente em reais.

Com o fechamento das escolas em 2020 e 2021, quatro em cada dez alunos da educação básica na rede pública de ensino correm risco de deixar a escola, segundo o levantamento realizado pelo Datafolha por encomenda da Fundação Lemann, Itaú Social e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O percentual de estudantes desmotivados, que não evoluem, ou que demonstram desejo de abandonar a escola subiu de 26% em maio de 2020, para 40% no mesmo período de 2021.

Edilaine Galvão, mãe de Ana Luiza, que estuda na escola Culto à Ciência, em Campinas, no estado de São Paulo, ficou preocupada ao perceber que o rendimento da filha reduziu muito pela falta de convívio direto com os outros alunos e professores. “Quando a escola chamou os pais para conversar, e mesmo com as turmas divididas e horários escalonados, eu, meu marido e minha filha decidimos juntos que essa era a melhor decisão para o futuro dela”, diz.

Edilaine Galvão percebeu que as aulas remotas diminuíram o rendimento da filha Ana Luiza, que é aluna da escola Culto à Ciência, em Campinas, no estado de São Paulo Foto: Divulgação
Edilaine Galvão percebeu que as aulas remotas diminuíram o rendimento da filha Ana Luiza, que é aluna da escola Culto à Ciência, em Campinas, no estado de São Paulo Foto: Divulgação

Entre os alunos negros, o risco de abandono escolar é de 43%, e para os brancos é 35%. Nas famílias com renda mensal de até um salário mínimo, a taxa de estudantes que podem desistir da escola foi de 48% e para os que vivem em áreas rurais o percentual é 51%.

Além do aprendizado, o ambiente escolar também garante a segurança de milhões de crianças, evitando que elas sejam vítimas de violência doméstica. Também possibilita o acesso à saúde e, muitas vezes, à alimentação. “Ter um convívio dentro da escola é fundamental por outras razões que extrapolam a importância do aprendizado. Tem criança que lancha em casa, mas tem criança que vem pra escola sem comer nada. Tem aluno que me pergunta 'professora, vai demorar a merenda?'. A realidade é que muitos alunos não têm como se alimentar direito em casa. E na escola eles têm essa oportunidade”, explica Marise Pinto do Carmo, professora da EE Marly Maria e Souza da Silva, em Macapá, no Amapá.

A estudante Sarah Muller de Carvalho, aluna do 7º ano na EE João Bettega, em Curitiba, no Paraná, enfrentou dificuldades para se adaptar ao estudo a distância. “Antes da pandemia, eu não tinha celular. Meus pais tinham combinado que eu só teria a partir dos meus 13 anos, mas tivemos que ir atrás de um para eu poder fazer as aulas remotas. Só que eu levei uns nove meses pra conseguir usar de forma adequada e poder trocar contato com meus colegas”, relata.

A aluna Sarah Muller de Carvalho levou nove meses para conseguir utilizar o celular de forma adequada nas aulas remotas Foto: Divulgação
A aluna Sarah Muller de Carvalho levou nove meses para conseguir utilizar o celular de forma adequada nas aulas remotas Foto: Divulgação

Mobilização social

Os números alarmantes e o início de mais um ano letivo estão mobilizando alguns setores para impedir a evasão escolar. Entre as iniciativas está a campanha Volta Pra Escola 2022, idealizada por Natura Crer Para Ver, que sempre acreditou no poder de transformação da educação e apoia projetos na rede pública de ensino.

Conduzida pelo Instituto Natura, a campanha é um grande movimento para sensibilizar, mobilizar e engajar pais de alunos e toda a sociedade sobre a importância de levar crianças e jovens de volta para a escola. Os prejuízos da defasagem no aprendizado e a evasão escolar podem levar anos para serem recuperados, e o momento de reverter essa situação é agora, com o esforço de uma grande rede de afeto e apoio para incentivar as crianças e adolescentes a pensarem nas suas oportunidades, a investirem no seu futuro e se prepararem para a vida.

Para chegar em um maior número de pessoas, a Natura conta com a participação das consultoras de beleza. “As consultoras e consultores Natura estão à frente de todo o movimento de educação da Natura, encabeçada pela venda dos produtos Crer Para Ver. E este ano é especialmente desafiador para educação em função do impacto da pandemia, que obrigou estados e municípios a suspender as aulas presenciais, agravando ainda mais as nossas desigualdades educacionais. Por isso, este é o momento de mobilizar toda a sociedade para a retomada com foco total na recomposição da aprendizagem. Não podemos deixar ninguém para trás”, destaca David Saad, diretor-presidente do Instituto Natura.

Atualmente são cerca de 1, 2 milhão de consultoras que já contribuem de forma muito genuína para a educação pública por meio da Linha de produtos Crer para Ver, onde 100% é destinado para iniciativas que apoiam a educação pública e o desenvolvimento integral das nossas consultoras e consultores de Beleza Natura e seus familiares.

Cada pessoa que adquire um produto da linha Crer Pra Ver contribui com os investimentos em educação realizados pelo Instituto Natura, que já beneficiou mais de 2 milhões de crianças e jovens no Brasil.  Para saber mais sobre a linha de produtos Crer para Ver, acesse aqui

Para continuar esse movimento pela educação e garantir um futuro mais justo e com oportunidades para milhares de crianças e jovens, a Natura acredita que é necessário um esforço coletivo que assegure a permanência na escola e não deixe ninguém para trás. Por isso, te convidamos a acessar www.voltapraescola.natura.net , compartilhar essa campanha com a sua rede de contatos e nos ajudar nessa mobilização para garantir um futuro mais bonito e com mais oportunidades para milhões de crianças e jovens brasileiros.