Por G1 Piracicaba e Região


Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes fica no centro de Piracicaba — Foto: Divulgação/Museu Prudente de Moraes

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes de Piracicaba (SP) recebe a palestra "Patrimônio cultural e memória", com o historiador e jornalista Erick Tedesco, a partir das 8h30 desta sexta-feira (2). A entrada é gratuita.

A atividade integra a programação de oficinas do projeto "Educomunicação e memória: O patrimônio cultural na mídia", coordenado pelo jornalista e produtor cultural Rafael Bitencourt, com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) de Piracicaba, e que levará oficinas a diferentes espaços da cidade.

Os próximos encontros serão nos dias 9, 19 e 26 e junho deste ano, no Museu, com participação de alunos do ensino médio da Escola Estadual Barão do Rio Branco. Nas oficinas, o tema patrimônio cultural imaterial é abordado por meio da valorização de expressões culturais e as tradições, como os saberes, músicas, festas e danças populares.

“A ideia é falar sobre patrimônio de uma maneira leve. Será utilizada a metodologia da educomunicação, que promove o acesso democrático à produção e difusão de informação, facilita o ensino e aprendizado por meio do uso criativo dos meios de comunicação”, explicou Bitencourt.

Festa do Divino é um dos patrimônios imaterias de Piracicaba — Foto: Claudia Assencio/G1

Compõem o projeto “Educomunicação e Memória: O Patrimônio Cultural na mídia” os profissionais: Claudia Assencio (jornalista e educadora), Erick Tedesco (jornalista e historiador), Fabiano Pereira (professor universitário), Bruno Fernandes (fotógrafo e cinegrafista), Victor Corte Real (designer gráfico) e Thiago Sacilotto (contador), e Rafael Bitencourt (coordenação e comunicação).

“O intuito é fazer com que os participantes utilizem ferramentas de comunicação como instrumento de educação para eles mesmos e para o público atingido. As oficinas permitirão a produção de um jornal com os participantes, com foco a difusão e o conhecimento do patrimônio cultural e das memórias da sociedade”, completou o coordenador do projeto.

Com a proposta de atingir regiões distintas de Piracicaba, o projeto acontecerá em três diferentes locais da cidade, no Museu Prudente de Moraes, Centro Cultural Zazá, no bairro Mario Dedini e Estação da Paulista, nessa última sede será trabalhada a produção de vídeos. Nas próximas sedes, as datas ainda serão definidas.

"O educador Paulo Freire defende não haver formação que não ocorra a partir de uma razão comunicativa dialógica que supere a tendência de dominação ideológica praticada", lembrou Bitencourt.

Quer saber mais notícias da região? Acesse o G1 Piracicaba.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1