Cultura

Museu da Língua Portuguesa inaugura programa educacional

Atividades iniciadas nesta sexta, em São Paulo, preveem teatro, cinema e roda de leitura e se estenderão por três meses na Estação da Luz
Estação da Luz: edifício que abriga o Museu da Língua Portuguesa é palco de programação educacional para o público e moradores da região Foto: Camila Piccolo / Divulgação
Estação da Luz: edifício que abriga o Museu da Língua Portuguesa é palco de programação educacional para o público e moradores da região Foto: Camila Piccolo / Divulgação

SÃO PAULO - A quatro meses de ter concluídas as obras de reconstrução que vão devolver ao Centro de São Paulo o prédio destruído por um incêndio em 2015, o Museu da Língua Portuguesa deu início na sexta-feira ao projeto educativo “Escola, Museu e Território”. O objetivo é restabelecer contato com instituições de ensino, culturais e moradores da região antes mesmo de o museu reabrir ao público — o que está previsto para o primeiro semestre de 2020.

LEIA MAIS: Museu deve ser reaberto no primeiro semestre de 2020

Alunos e professores de seis escolas públicas participaram do primeiro dia do programa, que incluiu atividades como teatro, cinema e rodas de leitura no saguão da Estação da Luz, prédio histórico que desde 2006 abriga o museu. Neste sábado de manhã, a programação terá uma visita ao museu, com uma encenação que revelará mais sobre o processo de restauração do edifício.

O programa prevê a participação de 23 instituições de ensino e 25 de cultura. A cada 15 dias, às sextas-feiras, e no último sábado de cada mês, os visitantes farão atividades que estimulam a expressão do idioma e promovem reflexão sobre identidade a partir das relações sociais e culturais do bairro.

LEIA AINDA: Dia da Língua Portuguesa tem oficinas, teatro e música

— Durante os três anos que o museu esteve em obras, mantivemos uma série de atividades locais e em eventos como a Flip e a Bienal do Livro. Agora, o museu perdeu o medo e já foi para a rua. Dificilmente, vai ficar encastelado no seu prédio de novo. É um caminho sem volta — diz Deca Farroco, gerente de projetos da Fundação Roberto Marinho.

O "Escola, Museu e Território" é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com o governo de São Paulo e tem como patrocinadores a empresa de energia EDP e o Grupo Globo, com apoio da CPTM, do Itaú Social e do governo federal por meio da lei de incentivo à cultura.

"Escola, Museu e Território": programa do Museu da Língua Portuguesa prevê atividades como teatro, cinema e roda de leitura Foto: Camila Piccolo / Divulgação
"Escola, Museu e Território": programa do Museu da Língua Portuguesa prevê atividades como teatro, cinema e roda de leitura Foto: Camila Piccolo / Divulgação

Programa educativo “Escola, Museu e Território”

DIA 30

MOSTRA IMAGINAÇÃO (Educação infantil e primeiros anos do Fundamental I – 4 a 7 anos)

9h - Aula para imaginar mundos inadequados. Com Cia. Lona de Retalhos (Thais Póvoa e Carina Prestupa)

O nariz de palhaço é a menor máscara do teatro. Seu uso revela uma personagem que faz rir porque responde de forma inadequada a lógica e estrutura da vida real.

MOSTRA EU, O OUTRO E NÓS (Fundamental I – 7 a 10 anos)

10h - Amal. Com Livia Camargo e Oula A-Saghi

Como seria para uma criança ter que cruzar sozinha mares e fronteiras? Para centenas de milhares de menores refugiados desacompanhados, é uma dura realidade. Adaptação do livro homônimo.

MOSTRA COMUNICAÇÃO (Últimos anos do Fundamental e Ensino médio)

14h - Disco Aula (com Eugênio Lima).

Eugênio Lima, um dos fundadores do coletivo paulista Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, apresenta uma viagem musical através do hip hop, uma discotecagem comentada e crítica.

Laboratório da Língua: Instalações Museus Imaginários e Janelas Cruzadas

Exibição: das 10h às 16h.

Ativações da instalação Museus Imaginários: das 11h às 12h30 e das 14h às 15h.

A instalação Museus Imaginários refere-se a um museu imaginário de história natural da Amazônia, criado pelos artistas Luisa Puterman e Bruno Garibaldi, do Projeto Sonora. Janelas Cruzadas, assinada pelo Grupo Cinza, consiste em letreiros luminosos que formam uma escultura efêmera, com textos que desenvolvem diversas possibilidades narrativas.

CLUBE DE LEITURA (Ensino Médio e EJA – Atividade precisa de inscrição)

10h - Orientação: Marcelo Maluf

O escritor Marcelo Maluf orienta encontros mensais que terão como foco contos de autores brasileiros contemporâneos. A leitura dramática dos textos será feita pela ColetivA Ocupação, que reúne estudantes, artistas e performers.

CLUBE DE CINEMA (Ensino Médio e EJA – senhas distribuídas 30 minutos antes da sessão com prioridade para alunos das escolas do bairro)

19h30 - Orientação: Martha Kiss Perrone

Realizado em parceria com o Canal Futura. As sessões investigam a pluralidade da língua portuguesa, a partir do cinema documental, e são seguidas de debates mediados pela atriz e diretora Martha Kiss Perrone. Curtas-metragem de jovens cineastas abrem as sessões. No dia 30, será exibido o documentário “Levante!”, que mostra como as novas tecnologias são ferramentas de transformação da realidade social.

31 DE AGOSTO

OBRA ABERTA

11h - Com Andi Rubinstein e Tomaz Huzsar. Roteiro de João Turchi. (Senhas distribuídas 1 hora antes para o público em geral. Metade das senhas é reservada às comunidades escolares da vizinhança).

Visitas encenadas à obra de restauro do Museu da Língua Portuguesa revelando o processo aos olhos do público e explorando os significados de uma obra de um Museu dedicado a língua falada por 260 milhões de pessoas.

Onde: Saguão principal da Estação da Luz