Por Caroline Aleixo, G1 Triângulo Mineiro


O Município de Uberlândia vai se filiar à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime) com o intuito de ampliar as políticas públicas voltadas à educação. O projeto de lei autorizando a parceria foi aprovado pela Câmara Municipal em segundo turno durante a sessão desta sexta-feira (13).

A matéria foi aprovada com 16 votos favoráveis e segue para a sanção do prefeito Odelmo Leão (PP). A filiação vai custar R$ 7.627 ao orçamento da Secretaria Municipal de Educação (SME). O valor é referente ao pagamento da anuidade do exercício de 2018.

Filiação à Undime visa melhorar qualidade do ensino na rede municipal de Uberlândia — Foto: Caroline Aleixo/G1

Os vereadores da base aliada defenderam na tribuna que o projeto vai estreitar o relacionamento do município junto à União e auxiliará os técnicos e servidores da pasta de Educação em capacitação para atender a convênios e requisitos de programas federais.

Na justificativa da secretária Célia Maria do Nascimento Tavares apresentada aos parlamentares, a associação do município se faz necessária em virtude da dimensão estrutural da Secretaria e dos programas aderidos pela rede.

A Undime-MG fica em Belo Horizonte e integra a Undime Nacional com sede em Brasília. A associação civil sem fins lucrativos é formada pelos secretários de Educação das cidades filiadas e trabalha no sentido de integrar os dirigentes municipais e servidores técnicos na melhoria da qualidade da rede de ensino.

Também funciona como uma forma de assessoria desses municípios para orientá-los sobre projetos e diretrizes de programas como o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Plano Nacional de Educação (PNE), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outros.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1