Por Débora Ricalde, g1 MS


Por meio de uma plataforma de cursinho online, a estudante de escola pública Rayssa Sposito, de 17 anos, realizou o grande sonho de ser aprovada em Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Em comemoração ao Dia do Estudante, celebrado nesta quinta-feira (11), a universitária contou ao g1 os benefícios do estudo no mundo virtual.

"O ensino online ajuda a complementar os conteúdos ensinados na escola. Claro que cada aluno precisa saber seu objetivo e para se organizar, porém no meu caso a forma de vídeo facilitou muito o período pré-vestibular", comentou a estudante.

'Valeu a pena todo o esforço', diz aluna de escola pública aprovada em 2º lugar para Medicina na UFMS — Foto: Arquivo pessoal

Com muita dedicação, organização e estudo, como descreve a futura médica, Rayssa foi aprovada em dois cursos: em 2º lugar para Medicina, pelo Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe), e 1º lugar para Direito pelo vestibular da universidade.

"Tenho muito orgulho da minha aprovação, quando eu estava estudando parecia estar muito distante e depois que eu passei vi que valeu a pena estudar, valeu a pena todo o esforço", afirmou.

De acordo com a estudante, uma das plataformas que serviram de ferramenta para o alcance desse sonho foi o stoodi, que é uma startup de cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pré-vestibular. Totalmente online, a plataforma oferece para os alunos mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios disponíveis, simulados do Enem, cronograma individual de estudos, e correção de redações.

Segundo o Head do Stoodi, Ricardo Sudário, a plataforma gera um cronograma individual de estudos para cada aluno, com base na faculdade e curso de interesse. Foi por meio desse planejamento que Rayssa conseguiu se organizar e se dedicar totalmente ao seu sonho.

"O Stoodi ajudou muito na questão de me organizar, já que pela plataforma eu sabia quanto tempo de aula que tinha cada videoaula e com isso eu conseguia ter uma noção de quanto tempo eu ia ter para terminar todo aquele conteúdo", explica a universitária.

Ainda conforme o Ricardo, diferente do modelo presencial, quando é apenas um professor para diversos alunos que possuem ritmos de aprendizado diferentes, a plataforma online se adapta ao ritmo de aprendizagem de cada aluno, bem como à rotina dele.

"É uma evolução grande em relação ao modelo presencial. A flexibilidade de horário para estudar e poder encaixar as disciplinas de forma mais personalizada em sua rotina, deixam o aluno mais organizado e focado no que precisa aprender. Outro ponto é que, como não há gasto de tempo com deslocamento físico até o cursinho, o aluno consegue otimizar essas horas para estudar de forma ainda mais concentrada".

Mudanças no mundo

Antes mesmo do início da pandemia, o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já havia divulgado um aumento de 378,9% no número de matrículas em graduações à distância. Isso reflete um salto de 330 mil para a marca de 1 milhão e meio de novos estudantes em ensino remoto.

Isso aponta que o ensino online é uma alternativa para a educação no futuro, pois é mais adequada à realidade, engloba as novas tecnologias e a expansão do acesso à internet e dialoga com os novos hábitos de consumo de informação da população em geral.

"O ensino online é um grande facilitador, porém é necessário que os alunos corram atrás dos seus objetivos. O vestibular é algo que você tem que se planejar, que precisa saber o que é mais relevante para poder passar, por isso é necessário ter foco e estudar", finaliza a futura médica.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!