Por G1 DF


Detentas da Penitenciária Feminina do DF assistem a palestra no Dia Internacional da Mulher — Foto: Secretaria de Segurança Pública/GDF/Divulgação

Mulheres que cumprem pena no sistema prisional do Distrito Federal poderão fazer cursos de recepcionista, assistente administrativo e costureira a partir da próxima semana. Ao todo, 85 vagas foram abertas para alunas da Penitenciária Feminina – mais conhecida como Colmeia.

A capacitação é oferecida pela Secretaria de Educação, em parceria com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). A gratificação ofertada para quem frequentar o curso é a redução da pena em um dia a cada 12 horas de frequência escolar. Cada módulo terá duração de 160 horas, com início na próxima segunda (10).

Os cursos fazem parte do projeto Mulheres Mil, desenvolvido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação. O programa será replicado no DF pela primeira vez.

Ao término das aulas, as aprendizes receberão um cartão com crédito de R$ 2 por hora-aula assistida, de acordo com a frequência comprovada. O benefício será entregue às famílias de cada participante.

Após concluir os estudos, aquelas que optaram pelos cursos de costureira e de moda podem pedir o aproveitamento dos créditos para fazer disciplinas técnicas.

“Estamos promovendo um grande resgate social com possibilidade de reintegração. Temos de entender que educação não é só na escola, qualquer espaço é lugar de aprendizado e acolhimento”, diz a coordenadora de Políticas Educacionais para Juventude e Adultos da pasta, Fernanda Marsaro, em material divulgado pelo governo.

Reinserção

Segundo o diretor-executivo da Funap, Nery do Brasil, a intenção é ajudar na reinserção das mulheres no mercado de trabalho. “Percebemos que muitas delas não têm qualificações para iniciar os contratos de trabalho, e queremos mudar essa realidade", afirma.

A metodologia é usada para privilegiar temas como direitos e deveres das mulheres, empreendedorismo, economia solidária, saúde e elevação da autoestima.

Em todo o Brasil, mais de 10 mil pessoas já foram qualificadas pelo programa. A parceria com a Secretaria de Educação do DF teve início em 2016.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1