Por Unifor


O edital vai apoiar projetos desenvolvidos no Ceará com mulheres cientistas à frente — Foto: Ares Soares

Apesar das mulheres constituírem 49% da população de cientistas do Brasil, segundo dados da editora Elsevier (2017), ainda é grande a desigualdade de gênero no que diz respeito à distribuição de recursos para a realização de projetos de pesquisa científica e à participação feminina nos níveis mais avançados das ciências. Um estudo realizado em 2019 pela Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, concluiu que somente 35% das Bolsas de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no Ceará são destinadas às mulheres.

Com o intuito de promover a equidade de gênero dentro da pesquisa científica, foi lançado o edital “Mulheres na Ciência”. A iniciativa, no valor de R$ 3 milhões, tem como principal objetivo apoiar projetos de pesquisa, de qualquer área do conhecimento, em instituições (públicas ou privadas sem fins lucrativos) do Ceará, que sejam coordenados por mulheres. A iniciativa é da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), agência do Governo do Estado do Ceará.

Pelo edital, serão concedidos até R$ 130 mil por projeto para cobrir despesas de capital e custeio, de acordo com a necessidade definida pela pesquisadora responsável. É possível, também, destinar até 30% do valor total para Bolsas de Apoio Técnico (BAT).

Para a professora e pesquisadora Adriana Rolim, do Mestrado em Ciências Médicas e coordenadora de Pesquisa da Vice-Reitoria de Pesquisa da Unifor, a ciência cearense ainda tem um longo caminho a percorrer na busca pela igualdade de gênero. “Programas específicos destinados à inserção feminina na comunidade científica no Ceará são necessários. O edital da Funcap é uma ação afirmativa pioneira e de extrema importância para que seja atingida a igualdade de gênero na ciência cearense”, diz Adriana Rolim, que é também uma das autoras do estudo que analisou a disparidade de gênero na distribuição de bolsas do CNPq no Ceará.

Mais dados da desigualdade

Conforme o estudo apresentado no XIX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, no momento da coleta de dados, existiam 14.872 bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq no Brasil. Destes, 379 (2,54 %) eram pesquisadores atuando no estado do Ceará, dos quais 133 (35,09 %) eram mulheres. Dos 744 bolsistas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, 19 (2,55 %) atuam no Ceará e somente três (15,78 %) são mulheres. Também existiam 174 bolsistas de Produtividade Sênior e apenas três (1,72 %) atuavam no Ceará (dois homens e uma mulher).

Mulheres representavam cerca de 35% de pesquisadores atuando no Ceará em 2019 — Foto: Ares Soares

Conheça o Mestrado em Ciências Médicas

Iniciado em 2014, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Unifor foi concebido com a missão de promover a capacitação de alto nível para profissionais da área da saúde, inseridos ou interessados na atuação em instituições educacionais, de pesquisa, de caráter assistencial ou ainda no setor produtivo.

Tem por objetivo a formação de futuros docentes e pesquisadores na área das Ciências Médicas, capacitados para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras que invistam no conhecimento científico e formação de profissionais adequados para as necessidades de nossa sociedade.

Venha estudar na Pós-Graduação em Saúde Coletiva

Na Unifor, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva tem como objetivos específicos desenvolver estratégias de ensino e pesquisa visando à inovação e a tecnologia e elaborar trabalhos científicos a fim de publicação nos diferentes meios de comunicação. Ao mesmo tempo, visa intervir nos ambientes sociais e políticos com atividades que favoreçam a saúde e o bem-estar da população, e também desenvolver pesquisa com a utilização das abordagens epidemiológicas, sociais e antropológicas.

O PPGSC contribui para que profissionais possam exercer liderança nos diferentes contextos dos serviços de saúde, ensino de graduação e especialização e nas atividades de extensão com foco na promoção da saúde. O curso ainda estimula o crescimento e desenvolvimento do potencial científico e cultural de pessoas no âmbito das instituições de ensino e serviço. Através do programa, você estará apto a desenvolver o senso crítico para tomada de decisões no campo do ensino, da pesquisa e da extensão e a orientar e acompanhar alunos do ensino médio, graduação e especialização nestas atividades.

Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem

O curso de Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem destina-se a profissionais da área de Enfermagem. Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o MPTIE tem como objetivo capacitar enfermeiros para o exercício profissional avançado no sistema de saúde no desenvolvimento de ações de enfermagem inovadoras e transformadoras nos diversos cenários do cuidar. Além de desenvolver, avaliar e divulgar tecnologias inovadoras atendendo às necessidades do cuidado de enfermagem com vistas ao desenvolvimento local, regional e nacional.

Unifor
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1
Toda a magia de Peter Pan para animar as férias
Ensinando e Aprendendo

Atual Secretário Municipal da Juventude, Davi Gomes fala sobre a trajetória acadêmica e os desafios no cargo público em que transforma a vida de jovens por meio da cultura

Davi Gomes e as políticas públicas como ferramenta de transformação social

Sugerida para você