Por G1 RO


Assembleia da AGIR em Cacoal, RO — Foto: Reprodução/Instagram

A Associação das Guerreiras Indígenas de Rondônia (Agir) é a primeira associação feita exclusivamente por mulheres indígenas no estado. Ela foi criada em 2015 para estimular o debate sobre questões territoriais e para ser um espaço seguro na luta contra a violência contra a mulher.

Com o objetivo de unir as mulheres indígenas e fortalecer o protagonismo feminino a nível municipal, estadual, nacional e internacional, a associação reúne mulheres de 56 povos de Rondônia.

"A AGIR nasceu da necessidade das mulheres indígenas de Rondônia de ter uma voz que levasse a nossa luta além dos nossos territórios", disse ‍Maria Leonice Tupari, coordenadora da associação.

Fundada durante o primeiro encontro de mulheres indígenas de Rondônia, a Agir promove cursos e capacitações para mulheres de diversas etnias. Entre as ações desenvolvidas pelo grupo, está a de "garantir o reconhecimento dos direitos individuais e coletivos das mulheres indígenas e a sua importância na construção da autonomia dos seus povos".

Maria Leonice Tupari, coordenadora da associação e precursora da luta da mulher indígena em Rondônia, explica que, a luta é pelo planeta.

"Somos uma organização estadual na luta do direito dos povos indígenas com foco especial na mulher indígena. Quando a gente fala na questão das mulheres, a gente também lembra que no território não vive só de mulheres, então nossa luta é pelo nosso povo, e pelo planeta", disse Leonice.

Maria Leonice Tupari, coordenadora da AGIR — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Como funcionam as assembleias

As assembleias, realizadas anualmente, promovem a inserção das mulheres nas políticas públicas, na gestão de seus territórios, na educação, na saúde da mulher, na produção da alimentação tradicional e na criação de materiais, entre eles, o artesanato.

Maria Leonice explica que para inserir mais mulheres no movimento, as assembleias acontecem em diversas aldeias do estado.

"A gente sempre faz o rodízio a nível de estado, para não ficar só em uma cidade. A gente vai ter a assembleia online, por conta da pandemia da Covid-19, mas a maioria são em terras indígenas e a gente faz o sorteio em um evento para ver onde vai acontecer o próximo", explicou Leonice.

Marcha das mulheres indígenas

Mulheres indígenas de Rondônia na Marcha das Mulheres Indígenas em Brasília — Foto: Bitate Juma/Redes Sociais

Na última terça-feira (7), a II Marcha das Mulheres Indígenas teve início em Brasília. Cerca de 4 mil líderes, de 150 etnias de várias regiões do país, se juntaram a 1,2 mil indígenas que estão acampados no Distrito Federal desde o dia 24 de agosto para acompanhar o julgamento do chamado marco temporal para a demarcação de terras, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Na noite de abertura, integrantes da AGIR apresentaram cantigas e danças tradicionais de diversos povos.

Veja mais notícias de Rondônia

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!