Por G1


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou mudanças no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), sendo que a principal delas será a abrangência da prova, que antes era aplicada em quatro anos (sendo três do ensino fundamental e um do médio). Depois, ela começa a ser aplicada anualmente para todas as séries a partir do 2º ano do ensino fundamental.

Em entrevista ao G1, Alexandre Lopes, presidente do Inep, explicou que as mudanças vão acontecer de forma gradual, além disso ele falou sobre o orçamento que deve ser destinado ao sistema de avaliação e, também, de como o Saeb poderá ser utilizado para ingresso no ensino superior.

Implantação

Segundo o presidente do Inep, ano que vem começa a mudança no Saeb. A primeira delas, será a inserção do 1º ano do ensino médio na avaliação. Até 2020, apenas o 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio faziam as provas do Saeb. A seguir, as implementações vão sendo graduais, acrescentando a cada ano outras séries para realizarem as provas.

"Já começa ano que vem, com a inserção do 1º ano do ensino médio. Em 2022, 1º e 2º ensino médio e cada ano vai ser acrescentado um ano de ensino. Todo ano que entra, não sai mais. No ensino básico, ainda vai haver uma avaliação, pois houve mudança da secretária e temos que avaliar o cronograma com ela" - Alexandre Lopes, presidente do Inep.

Orçamento

Sobre o orçamento, Lopes afirmou que para o ano de 2021 foi pedido um acréscimo no orçamento de R$ 300 milhões. "Para esse ano eu não preciso de complementação do orçamento, não precisamos de dinheiro novo para as ações preparatórias de execução do Saeb em 2021".

"Para o ano que vem, na proposta orçamentária, nós vamos pedir um dinheiro a mais para implementar o projeto. A gente estima o valor de R$ 300 milhões, aí a cada ano nós vamos implementando o orçamento, mas esse valor não será dobrado em 2022, neste primeiro momento estão os custos de aquisição dos equipamentos" - Alexandre Lopes, presidente do Inep.

Lopes explica que o custo da avaliação não é linear, ou seja, a tendência é que os valores sejam menores ao longo dos anos, por que, no orçamento para o ano que vem, está incluindo implementação e aplicação. A implementação conta com a compra dos tablets que serão utilizados nas provas, o que eleva o custo. Segundo Lopes, nos anos seguintes, os custos com equipamento serão de manutenção e reposição.

Elaboração das provas

As provas do Saeb vão utilizar o mesmo sistema do Enem, que é a Teoria de Resposta ao Item (TRI). A diferença é que a testagem vai ser feita na própria prova, por ela ser online. "Eu não preciso pré-teste fora da data de aplicação, na aplicação eu faço o pré-teste".

Segundo Lopes, o governo federal está tentando fazer um acordo com as Secretarias Estaduais de Educação para realocarem os professores e funcionários públicos para colaborarem com a construção da prova e dos itens. O que segundo ele pode vir a ser uma maneira de formar esses profissionais e transmitir o conhecimento do Inep em elaborações de questões, por exemplo.

"Os professores que irão trabalhar junto às nossas equipes técnicas dentro do Inep serão multiplicadores desses conhecimentos nas suas redes. Por isso, é extremamente importante envolvê-los, pois esses professores estão na ponta do processo de avaliação nacional"- Alexandre Lopes, presidente do Inep.

Enem seriado

O presidente do Inep explicou que a ideia de utilizar as notas do Saeb para o ingresso no ensino superior não vai fazer com que o Enem seja descontinuado.

"O Enem não termina. 70% dos estudantes que fazem o Enem não são concluintes do ensino médio, muitos buscam um segundo curso superior ou são universitários que querem mudar de curso."

Lopes diz que o Saeb será mais uma forma de acesso ao ensino superior, para aumentar a oportunidade. "Os estudantes não precisarão fazer mais uma prova no fim do ano, podem, se quiserem, ingressar direto no ensino superior."

"O sistema de avaliação seriada já existe, como em Pernambuco, o que estamos fazendo é torná-lo inclusivo. O que vamos permitir é que todos os aluno do Brasil tenham uma nota para poder usar para entrar na faculdade.Todos os alunos vão fazer o Saeb, sem precisar fazer inscrição, e essa nota vai poder ser usada para entrar na faculdade" - Alexandre Lopes, presidente do Inep.

Segundo Lopes, a forma como esta nota será calculada ainda vai ser debatida. "A forma como vai ser calculada a proficiência ainda vai ser definida. É preciso fazer um trabalho técnico para ver como essa nota vai ser usada".

Provas online

Alexandre Lopes explicou que as provas, a partir do 5 ano do ensino fundamental serão aplicadas via tablet, que serão adquirido especificamente para a realização do Saeb.

A ideia do Inep é que a forma como as provas acontecem sigam iguais ao modelo atual, onde as equipes contratadas pelo instituto vão às escolas e aplicam as provas.

Em escolas que não têm acesso à internet, as provas serão aplicadas e os dados ficarão guardados neste equipamento, que quando estiver em um local com internet, transmitem os dados. "No futuro, a ideia é que as escolas estejam todas conectadas".

Segundo Lopes, as provas do 2º, 3º e 4º anos serão no papel, por orientações pedagógicas da equipe do Inep. " A equipe se sente mais confortável em trabalhar com essa idade em prova de papel".

Informações geradas

Lopes disse que a ideia de transformar o Saeb, é para que ele gere informações mais detalhadas da qualidade do ensino no país. Segundo ele, as informações geradas podem ajudar as escolas e famílias ações mais efetivas com informações mais próximas. "A intenção é trazer agilidade nas informações, para que as escolas possam iniciar o ano, com as informações dos níveis dos alunos".

"O Saeb avaliava o sistema educacional, mas funcionava muito mais para que os gestores tomassem suas decisões, agora, a proposta é que as famílias e as escolas avaliem como os estudantes estão recebendo esse conhecimento" - Alexandre Lopes, presidente do Inep.

Videos

A desigualdade dos números do Enem

A desigualdade dos números do Enem

Miriam Blum é a personagem de hoje do quadro Gestão Nota Mil

Miriam Blum é a personagem de hoje do quadro Gestão Nota Mil

O futuro da educação no Brasil

O futuro da educação no Brasil

Videos

A educação para o século XXI

A educação para o século XXI

O abandono da educação infantil

O abandono da educação infantil

Educação: como corrigir os erros?

Educação: como corrigir os erros?

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!