Educação

Por g1 ES


Escola Rosa Maria Reis, em Porto Belo, Cariacica, é uma das quatro escolas que deixarão de ter ensino médio em 2024. — Foto: Acervo pessoal

Familiares e professores de alunos de Cariacica, na Grande Vitória, estão preocupadas com uma reorganização na rede de escolas do município. Quatro escolas que, hoje, são de administração do governo do Estado vão passar para a gestão municipal, ficando apenas com ensino fundamental em 2024.

Com isso, turmas de ensino médio podem ser fechadas e os estudantes terão que ser matriculados em outros colégios. Porém, familiares expressam a preocupação de ter que matricular crianças em bairros que são rivais na guerra ao tráfico de drogas.

Além disso, os responsáveis pelos alunos falam dos deslocamentos, que serão maiores.

Pais reclamam da municipalização de quatro escolas em Cariacica

Pais reclamam da municipalização de quatro escolas em Cariacica

Em nota, a Prefeitura de Cariacica afirmou que a reorganização visa ao aumento no número de vagas ofertadas pelas escolas da cidade para o ensino fundamental.

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu), por sua vez, negou que turmas de ensino médio serão fechadas e disse que os estudantes serão remanejados para outras escolas.

A Sedu ressaltou que não haverá fechamento de turmas e os alunos serão alocados em unidades da rede estadual próximas, conforme lista abaixo:

  • Os alunos do Ensino Médio da EEEFM Rosa Maria Reis podem fazer matrícula nas escolas próximas dos bairros que moram: EEEFM Saturnino Rangel Mauro, EEEFM São João Batista, EEEFM Maria de Lourdes Poyares Labuto e EEEFM Olympio Cunha. Além das escolas no entorno de Campo Grande: EEEFM Jesus Cristo Rei, EEEM Hunney E. Piovesan e EEEM Ary Parreiras;
  • Os alunos das Escolas EEEFM Professor Augusto Luciano, EEEFM Teotônio Brandão Vilela e EEEFM Nossa Senhora Aparecida serão remanejados para escolas próximas, na mesma região;
  • Os alunos da EJA da EEEFM Augusto Luciano serão alocados na EEEFM João Batista;
  • Os da EEEFM Teotônio Brandão Vilela irão para EEEFM Saturnino Rangel Mauro;
  • Os da EEEFM Nossa Senhora Aparecida para a EEEFM Joaquim Barbosa Quitiba.

A municipalização atende a uma recomendação do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) para a reorganização das redes de ensino. Pela orientação do órgão, cabe aos Estados concentrar a oferta do ensino médio e, aos municípios, se dedicar à educação infantil e ao ensino fundamental.

Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!