Por Joana Caldas e Juan Todescatt, g1 SC e NSC TV


SC recomenda uso de máscaras sem obrigatoriedade para alunos até 11 anos

SC recomenda uso de máscaras sem obrigatoriedade para alunos até 11 anos

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou que vai pedir mais informações à Secretaria de Estado da Saúde sobre os motivos que levaram à liberação do uso de máscaras em crianças de 6 a 12 anos. Um dos pontos que o órgão quer esclarecer é se o governo está preparado para ampliar o número de leitos de internação, caso haja um aumento no número de contaminados.

A Secretaria de Estado da Saúde disse em nota que "recebeu o documento e irá encaminhar as respostas aos questionamentos do Ministério Público no prazo indicado".

O governo de Santa Catarina liberou o uso de máscara de proteção à Covid-19 para crianças de 6 a 12 anos em ambiente escolar ou outros locais. De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (2), ficará a critério dos pais ou responsáveis a utilização do equipamento de segurança. A medida já está valendo.

Máscaras de algodão em SC — Foto: Valéria Martins/Arquivo/G1

Segundo a atualização mais recente do governo do estado, feita às 11h23 desta sexta (4) a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid pediátricos no Sistema Único de Saúde (SUS) é de 30,77% (veja mais abaixo).

De acordo com o governo, a nova determinação não exclui a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) quanto à utilização de máscara de proteção individual pelos públicos em ambientes fechados e também em locais abertos onde há aglomeração.

A obrigação da máscara para pessoas acima de 12 anos fica dispensada no caso de "pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, deficiência sensorial, ou qualquer outra deficiência que impeçam o uso adequado da máscara", informou o estado.

A volta às aulas na rede pública estadual ocorreu de forma 100% presencial em 2022. O comprovante de vacinação contra Covid para a matrícula não foi exigido.

Opiniões

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC), Daisson Trevisol mostrou preocupação com a vacinação na faixa etária.

“Ela [medida] deveria ter vindo atrelada sim à taxa de vacinação ou às crianças estarem vacinadas. Essa é uma grande preocupação porque a taxa de vacinação aqui no estado de Santa Catarina ainda é baixa e o Cosems se preocupa muito com essa taxa, nós precisamos aumentar", afimou.

"Estamos orientando todos os municípios para que façam a intensificação para que a gente consiga vacinar o máximo possível de crianças nesse período das próximas duas ou três semanas e que a gente consiga fazer com que não tenhamos muitas crianças contaminadas, principalmente num momento em que se desobriga a utilização", continuou.

O conselho orientou que as crianças continuem o uso do item de proteção. "Nós fortemente continuamos recomendando a utilização de máscaras, principalmente daqueles que não estão imunizados", resumiu.

LEIA TAMBÉM:

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte) criticou a decisão do governo. "A medida coloca em risco toda a comunidade escolar e expõe ainda mais às crianças ao coronavírus", disse em nota.

A decisão do governo também foi criticada pelo presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe), Marcelo Batista de Sousa. “Eu avalio o decreto como desinformador e mal redigido. Ele não esclarece, ele não orienta. Ele atrapalha. Crianças até 12 anos não precisam, então naquela sala os com 12 anos não vão usar, com 13 anos vão precisar, crianças autistas não precisam. Não tem como administrar isso", afirmou.

Uso de máscaras em SC

Desde 24 de novembro, o uso de máscara não é obrigatório no estado em locais abertos. Em 21 de janeiro, com o aumento de casos de Covid-19, a SES voltou a recomendar o uso do equipamento ao ar livre.

Nos ambientes fechados ou naqueles em que não é possível manter distanciamento, o uso continua obrigatório desde o início da pandemia.

Uso de máscaras não é mais obrigatório para crianças nas escolas de SC

Uso de máscaras não é mais obrigatório para crianças nas escolas de SC

Situação da Covid-19 em SC

De acordo com dados desta sexta do governo do estado, Santa Catarina registrou 1.624.171 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. O número de pessoas que morreram por causa da doença é de 21.422.

Do total de casos, 63.905 são em crianças de até 9 anos. Desde o início da pandemia, 47 morreram.

Em 16 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou que taxa de ocupação de leitos de UTI Pediátrico para tratamento de Covid-19 cresceu 433% na primeira quinzena de fevereiro.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você