Por g1 RR — Boa Vista


Aluno de 14 anos é colocado para fora de escola por estar de chinelo

Aluno de 14 anos é colocado para fora de escola por estar de chinelo

O Ministério Público de Roraima (MPRR) abriu investigação para apurar o caso em que um aluno de 14 anos foi colocado para fora da escola estadual São José, no Centro de Boa Vista, e impedido de assistir aula por estar de chinelos e não de tênis. A informação foi divulgada pelo órgão nesta sexta-feira (1º).

O caso aconteceu no dia 27 de agosto e teve repercussão em todo o país. O MPRR solicitou informações à Secretaria Estadual de Educação (Seed), responsável pela escola, sobre o caso.

Procurada sobre a investigação, a Seed informou que "determinou a apuração da conduta da unidade escolar." Além disso, encaminhou relatório do ocorrido para a Divisão de Desenvolvimento Psicossocial e foi agendado para esta sexta atendimento para o estudante e a família.

De acordo com o MP, já existe uma recomendação conjunta com a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude sobre o uso de uniforme em escolas das redes estadual, municipal e também particular, onde "gestores das escolas devem ser orientados para que, se um aluno comparecer sem estar uniformizado ou faltando um dos itens, como é caso do tênis, deve ser garantido o livre acesso e permanência na instituição de ensino".

O MP também informou que enviará um ofício às secretarias de Educação do Estado, de Boa Vista, do município de Cantá e ao Sindicato das Escolas particulares, encaminhando novamente a recomendação, a fim de que episódios dessa natureza sejam evitados.

Colocado para fora da escola

O adolescente de 14 anos foi impedido de permanecer na escola por estar usando sandália — Foto: Gizelle de Oliveira/Arquivo Pessoal

Em entrevista ao g1, a mãe relatou que o filho e outros cerca de dez alunos foram colocados para fora por estarem com o uniforme inadequado. Ela disse que o menino foi à escola de chinelo porque o tênis dele rasgou e ela aguarda o pai dele pagar a pensão para comprar um novo par de calçados.

Em nota, na ocasião, a Seed responsável pela escola, informou que fez contato com a direção do colégio e adotaria providências cabíveis.

"Ele me ligou e falou 'mãe, eu estou aqui no terminal, não tem ônibus para voltar [para casa]'. Ele me ligou chorando, dizendo 'mãe, aconteceu que me tiraram da escola'", relatou, acrescentando que o menino ficou cerca de 2 horas na rua, fora da escola porque não tinha como ir embora.

Em um vídeo de pouco mais de um minuto, a mãe registrou o filho sentado em um banco na frente da escola. Ele relatou ter explicado para a orientadora da escola, mas ela debochou na frente dos colegas e disse que "era problema dele" e que a mãe dele era "cheia de dinheiro e trabalha no garimpo".

Em entrevista ao g1, a mãe disse que entrou em contato com a gestão da escola, explicou a situação, mas, não houve acordo. Ao encontrar o filho fora da unidade, ela acionou a Polícia Militar.

Segundo ela, o policial entrou na escola e voltou dizendo que não poderia fazer nada, que ela teria de registrar um boletim de ocorrência. Depois disso, a servidora que estava representando a gestora conversou com a mãe e pediu que ela não levasse a situação para fora da escola, o que foi negado pela mãe do menino.

Em nota, a Seed disse que deve adotar medidas em relação a conduta da servidora da unidade educacional, "uma vez que não há nenhuma orientação por parte da Secretaria, nem por parte de nenhuma instituição de ensino da rede para impedir a entrada de estudantes nas unidades de ensino em razão de fardamento escolar".

A Polícia Civil disse que como se trata de vítima menor, vai encaminhar o boletim de ocorrência feito pela mãe do menino do 4° Distrito Policial, onde foi registrado, para o Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente, "aonde já estão sendo adotadas as providências e diligências cabíveis."

Desde a repercussão, o adolescente vem recebendo apoio e presentes -- entre os presentes estão pares de tênis. Ao todo, até essa quinta-feira (31), o adolescente ganhou três pares de tênis, uma calça e uma camiseta.

Adolescente impedido de assistir aula recebe tênis de presente em Boa Vista, Roraima — Foto: Arquivo Pessoal

Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!