Movimento dá 30 mil bolsas de inglês para negros; inscrições gratuitas vão até dia 25

Sem restrição de idade, programa visa inserção no mercado de trabalho ou aceleração de carreira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Mover (Movimento pela Equidade Racial) está ofertando 30 mil novas bolsas de inglês para pessoas negras. As inscrições, exclusivas para pretos e pardos, vão até 25 de agosto e podem ser feitas por meio de formulário online.

O programa não tem restrição de idade e tem como objetivo contribuir para a inserção no mercado de trabalho ou aceleração de carreira por meio do domínio da língua. Serão oferecidos cursos com enfoque no inglês geral, técnico e para negócios.

Marina Peixoto, diretora-executiva do Mover, durante evento de comemoração pelos 2 anos da iniciativa
Marina Peixoto, diretora-executiva do Mover, durante evento de comemoração pelos 2 anos da iniciativa - Cléo Martins e Luiz Rodrigues

Para concorrer, basta preencher o formulário de inscrição. Ao todo, serão 24 mil vagas para ampla concorrência e seis mil reservadas para empresas associadas ao Mover. É obrigatório ter acesso a um dispositivo com acesso à internet.

O resultado será comunicado em 22 de setembro, por email, e uma lista será divulgada no site da iniciativa. Ao longo de 12 meses, os selecionados terão acesso à escola virtual da EF Education First, parceira do Mover, onde estão disponíveis mais de duas mil horas de conteúdo, incluindo exercícios, testes e certificações para todos os níveis.

Além dos cursos, o movimento lançou o jogo "Bora Mover", ferramenta de letramento racial que aborda temas como história de pessoas negras, racismo e mobilização antirracista. O lançamento aconteceu no fim de junho, durante evento de comemoração dos dois anos de atuação da iniciativa.

Fundado em junho de 2021, o Mover é uma iniciativa que reúne 49 grandes empresas e tem a meta de alcançar 10 mil novas posições de liderança para pessoas negras até 2030, além de gerar 3 milhões de oportunidades por meio de cursos, capacitações e conexões com empreendedores.

Entre as companhias que compõem o grupo estão Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, CSN, Danone, Descomplica, e as consultoria McKinsey & Company e PwC Brasil, as últimas a aderirem ao movimento.

Durante o evento, Marina Peixoto, diretora-executiva do Mover, anunciou ainda que a organização está trabalhando no desenvolvimento de um aplicativo que fará um "match" entre oportunidades de emprego e candidatos negros, direcionando as especificações da seleção ao perfil do profissional.

A ideia é unir vagas de trabalho e as ações de qualificação desenvolvidas pelo Mover. No último ano, o grupo promoveu formações para o primeiro emprego e capacitação de lideranças negras para cargos corporativos.

As companhias que integram o movimento precisam se comprometer com metas para equidade racial. Segundo Carlos Domingues, diretor-executivo do Mover e líder da área de diversidade, equidade e inclusão da PepsiCo, os objetivos foram divididos em alvos de curto prazo e as empresas fazem prestações de conta sobre seus avanços, mas os números ainda não têm data para serem divulgados.

Na lista das integrantes, há companhias que estiveram envolvidas em episódios de racismo, como é o caso do Carrefour. Em novembro de 2020, João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40 anos, foi espancado e morto por seguranças da rede em uma unidade de Porto Alegre.

Posteriormente, em acordo com instituições de Justiça, a empresa se comprometeu a assumir ações antirrascistas.

Sobre o posicionamento do Mover quanto a esses casos, Domingues afirma que toda empresa assina os compromissos do Movimento pela Equidade Racial antes de se tornar parte do grupo.

"Os desafios são grandes no nosso país, não podemos esquecer disso, mas temos aprendido um monte nesse contexto", diz. "Acreditamos que é coletivamente que vamos construir uma agenda propositiva para desconstruir esse racismo estrutural."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.