Por Letícia Carvalho , TV Globo — Brasília


'Governo não mexeu em nenhuma questão do Enem', diz Mourão

'Governo não mexeu em nenhuma questão do Enem', diz Mourão

O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta terça--feira (16) que o "governo não mexeu em nenhuma questão do Enem".

Na segunda (15), durante viagem oficial a Dubai, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que as questões do exame "'começam agora a ter a cara do governo".

Para Mourão, Bolsonaro disse algo "que é ideia dele", mas não corresponde às questões do Enem.

"O presidente fez menção simplesmente a algo que é ideia dele. Ele tem liberdade para isso. O Enem está baseado em um banco de dados que foi construído há muito tempo. As questões não estão variando. O governo não mexeu em nenhuma questão do Enem. Questões são feitas de acordo com a metodologia do Inep", afirmou Mourão a jornalistas na chegada ao Palácio do Planalto.

Na sequência, o vice foi questionado se houve ruído em relação à declaração de Bolsonaro.

"Vamos baixar a bolinha, né? Vocês conhecem o presidente. Ele tem a maneira de se manifestar. Eu não vou ficar aqui tecendo crítica ao presidente até porque eu sou vice dele. Eu já falei isso para vocês várias vezes. Então, essa pergunta não cabe", respondeu Mourão.

Enem

Também nesta terça, a presidente da Comissão de Educação da Câmara, Dorinha Rezende (DEM-TO), afirmou nesta terça-feira em entrevista à GloboNews que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, será chamado para dar explicações ao colegiado sobre o Enem e a crise no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que elabora a prova.

Na semana passada, servidores do Inep, órgão responsável pelo exame, afirmam que sofreram pressão psicológica e vigilância velada na formulação do Enem 2021 para que evitassem escolher questões polêmicas que eventualmente incomodariam o governo Bolsonaro. 37 deles entregaram seus cargos no Inep.

VÍDEOS: veja mais notícias de política

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!