Por TV Anhanguera


Moradores de Wanderlândia estão revoltados com fechamento de escola

Moradores de Wanderlândia estão revoltados com fechamento de escola

Com 46 anos de história, o Colégio Nossa Senhora da Conceição, localizado em Wanderlândia, norte do estado, deve ser fechado em 2019. O anúncio feito pela Secretarial Estadual da Educação deixou alunos, pais e servidores revoltados. A escola tem como uma de suas figuras ilustres Padre Josimo, símbolo de luta no campo, que foi o segundo diretor nos anos 70.

A unidade escolar foi fundada antes mesmo da criação de Wanderlândia e faz parte da história da comunidade. A Secretaria Estadual da Educação alega que a estrutura física do colégio é precária e que os alunos serão remanejados para duas escolas com melhor estrutura sem prejuízos.

"A gente foi pego de surpresa por uma decisão arbitrária do estado em fechar essa escola. Uma escola que tem uma história na minha vida que fui educando dessa escola. Hoje sou pai de uma educanda. Uma escola que tem 46 anos de vida", disse Wiliam Clementino.

Escola mais antiga de Wanderlândia deve ser fechada em 2019 — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

No mural, o colégio estampa nomes de alunos que foram aprovados em vestibulares importantes. Os estudantes também falam com orgulho dos troféus conquistados em competições esportivas. "Daqui já saíram vários campões de Jets [Jogos Estudantis do Tocantins], tem um ex-aluno que joga num time de Goiás, o esporte daqui é muito qualificado", defendeu o estudante Warles Sampaio.

O colégio funciona através de um convênio. O prédio pertence à paróquia da cidade. "Quando eu vejo fechar um colégio, fechar uma igreja, fechar um hospital. Para mim nós estamos regredindo", argumentou o autônomo José Vieira.

Cada canto do colégio tem um pouco da história do município e quem conhece cada detalhe é a Maria Helena Rodrigues. Ela já foi aluna e professora por mais de 30 anos. "Sentimento é de revolta, indignação, traição. Não se pode fechar uma escola em uma comunidade sem que chame a comunidade para conversar e dizer o porquê está fechando. O diretor não recebeu nenhum documento por escrito. Mas, foi chamado em Araguaína e comunicado que a escola não iria funcionar em 2019".

Escola de Wanderlâmdia está em estado precário, segundo Estado — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

As matrículas para o próximo ano letivo já começaram a ser feitas nas duas escolas para onde os alunos serão remanejados. O diretor Welder Pereira disse que também foi surpreendido. "Eu fiquei sabendo sexta-feira. O diretor regional nos informou e só foi isso mesmo. Não foi feito uma análise, um estudo, um levantamento junto à comunidade, aos alunos e professores".

A comunidade montou uma comissão que promete ir a Palmas com o objetivo de conversar diretamente com o governador. Enquanto isso, pais, alunos e professores unem forças para não deixar uma história ser esquecida.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1