Educação
PUBLICIDADE

Por Bruno Alfano — Florianópolis (SC)


Victor Godoy Veiga assumiu o MEC após a saída de Milton Ribeiro — Foto: MEC
Victor Godoy Veiga assumiu o MEC após a saída de Milton Ribeiro — Foto: MEC

Cinco meses após a volta às aulas em 2022, o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, afirmou que lançará nesta semana uma política nacional de recuperação de aprendizagens perdidas por conta da pandemia. O anuncio foi feito nesta quinta-feira na abertura do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP). Segundo ele, a política terá três eixos: recuperação de aprendizagens, combate à evasão e estímulo ao uso de tecnologia nas escolas.

— Estamos formulando um projeto audacioso para preparar melhor esses estudantes que lá na frente vão ingressar no ensino superior — afirmou Veiga, sem dar mais detalhes do programa.

A falta de uma orientação central do Ministério da Educação no combate às consequências de quase dois anos de escolas fechadas ou em sistema híbrido é uma das principais críticas de especialistas ao enfrentamento do governo federal à pandemia.

O ministro participou do encontro de forma virtual. Ele chegou a voar até Florianópolis, onde é realizado o evento, mas precisou voltar para Brasília para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro.

— Esse ano exigirá um esfoço adicional para superarmos os desafios que se colocam à nossa frente. A pandemia afetou os sistemas educacionais de todo mundo com o fechamento de escolas, em especial na educação básica — afirmou.

Godoy afirmou ainda que o país está perto de bater a meta 12, do Plano Nacional de Educação, que é elevar a taxa bruta de matrícula na Educação Superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos.

- Estamos próximos de atingir a meta e o mercado privado tem a maioria das matrículas - afirmou.

No evento realizado pelo setor de universidades privadas, Godoy afirmou ainda que está revisando os fluxos regulatórios e que deve anunciar, em breve, "mudanças com redução de burocracia e prazos". Ele ainda anunciou que as avaliações virtuais in loco, que foram adotadas antes da pandemia, serão mantidas.

A avaliação virtual in loco foi a alternativa encontrada pelo Inep para sanar as demandas reprimidas de avaliação externa nas IES durante a pandemia da Covid-19. Até a implementação do modelo virtual, 857 processos de avaliação institucional e de cursos estavam estagnados. As visitas virtuais começaram em abril de 2021 e fechou o ano com 3.686 avaliações, sendo 3.111 virtuais e 575 presenciais.

Victor Godoy era secretário executivo do MEC desde julho de 2020, mesmo período em que Milton Ribeiro assumiu o comando do órgão, e foi nomeado ministro interinamente em março após a saída de Ribeiro. Em abril, ele foi oficializado no cargo.

Milton Ribeiro deixou o ministério após polêmica envolvendo o repasse de verbas da pasta a municípios escolhidos por dois pastores sem ligação com o ministério.

Antes de ser convidado para assumir a secretaria-executiva do MEC, Godoy Veiga fez carreira como auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), onde trabalhou de 2004 a 2020.

Além do ministro, participaram da abertura do congresso a presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro; a secretaria da Seres , Diana Azin, o secretário de Educação de Santa Catarina, Vitor Fungaro; o secretário municipal de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes; e membros do fórum que organiza o evento.

*O repórter viajou ao evento à convite do CBESP

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Semyon Eremin e sua equipe retornavam de uma reportagem na vila de Pryiutne

Jornal russo anuncia morte de correspondente após ataque com drone na Ucrânia

Com esporte e atrações musicais, Aloha Spirit Festival promete movimentar a economia da cidade durante o mês de maio e levar opções de entretenimento ao público

Capital do surfe no Brasil, Saquarema receberá um dos principais eventos de esportes aquáticos do mundo

Subida nos preços foi puxada pelo arroz e pelo feijão-preto

Tradicional feijoada de São Jorge vai ficar quase 20% mais cara este ano

Dados são relativos ao período entre 2022 e 2023

Classe média brasileira ganhou mais de 'uma Portugal' de gente, aponta economista

Max Azzarello, de 37 anos, estava em uma área isolada para apoiadores do republicano quando se encharcou com um líquido e deu início às chamas

Homem morre após atear fogo em si mesmo do lado de fora do tribunal de julgamento de Trump

Também chegam às livrarias a estreia de Celso Costa, uma homenagem à poeta Neide Archanjo e a narrativa de um amor entre músicos

Direitos Humanos pela ministra Cármen Lúcia e as trajetórias de Joana D’Arc e Maria Quitéria: confira os lançamentos semana (20 a 26/04)

Terá o dobro do tamanho do palco usado da turnê mundial

Madonna: saiba como vai ser o palco da cantora na Praia de Copacabana