Por Caroline Borges, Isabela Corrêa e Joana Caldas, G1 SC e NSC TV


Ministro Milton Ribeiro confirma realização do Enem 2021

Ministro Milton Ribeiro confirma realização do Enem 2021

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou nesta sexta-feira (14) que "tudo indica" que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 vai ocorrer em outubro ou novembro deste ano.

Na quinta-feira (14), o G1 mostrou que despachos internos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o Enem, indicam que as provas da edição deste ano estão marcadas para 16 e 23 de janeiro de 2022.

"Foi um documento em que se discutia. Está tudo previsto. Tudo indica que lá para outubro, novembro [o exame vai ocorrer]. A data vai ser verificada de acordo com o andamento da pandemia", disse Ribeiro durante a inauguração de um centro de ensino infantil em Blumenau (SC).

Ribeiro diz que os documentos são conversas de bastidores.

"Vai [haver Enem em 2021], sim. Aquilo que eventualmente foi publicado faz parte naturalmente daquelas conversas de bastidores, foi um documento em que se discutia", afirmou o ministro na visita a Santa Catarina.

Três diretores assinaram documentos

Os três documentos do Inep aos quais o G1 teve acesso (veja imagem abaixo) são assinados por três diferentes diretorias do órgão e têm o mesmo teor. Os ofícios informam a departamentos ligados à infraestrutura da aplicação do Enem sobre a data das provas.

"Em consonância com as informações apresentadas pelo Presidente do Inep na Reunião de Diretorias ocorrida às 9h de hoje, 3 de maio de 2021, [o ofício] ratifica que os dias 16 de janeiro de 2022 (domingo) e 23 de janeiro de 2022 (domingo) são as datas definidas para as aplicações das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) regular em sua edição 2021.

Despacho interno do Inep com a data do Enem marcada para 16 e 23 de janeiro — Foto: Reprodução

Os diretores que assinam os documentos são Alexandre Gomes da Silva, diretor de Avaliação da Educação Básica, Alfredo Murillo Gameiro de Souza, diretor de Gestão e Planejamento, e Danilo Miranda Pontes Rogério, diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais.

Também informam os despachos que o Enem Digital, que teve sua primeira edição neste ano, será realizado nas mesmas datas e horários do Enem regular.

Inep informou que não há data definida

O G1 havia entrado em contato com o Inep para saber o posicionamento da autarquia acerca dos documentos divulgados na quinta-feira. A assessoria de comunicação do instituto havia informado que "não há definição sobre a data" e "que a edição está garantida e confirmada, porém, o cronograma da aplicação está ainda em planejamento".

Após enviar a resposta, o órgão publicou uma nota em seu site informando estar "engajado para que as provas sejam realizadas ainda neste ano".

Visita a Saudades

Durante a viagem a Santa Catarina, o ministro da Educação também esteve em Saudades, no Oeste do estado, onde três crianças de 1 ano e duas funcionárias foram assassinadas em uma creche em 4 de maio.

Ribeiro chegou à cidade por volta das 15h30 desta sexta. Na prefeitura, ele esteve com as famílias das vítimas. "O que eu vim fazer aqui é dar um abraço em nome do governo federal nessas famílias, nessa cidade, diante desta tragédia que aconteceu aqui", disse depois à imprensa.

Ministro da Educação, Milton Ribeiro, chega a Saudades (SC) por volta das 15h30 de 14 de maio — Foto: Letícia Ferrari/NSC TV

Ele também afirmou que no futuro o ministério deve entregar equipamentos à cidade, mas não especificou quais ou em qual data.

"Nós vamos trazer sim condições e alguns equipamentos do MEC para que outras crianças possam aqui em Saudades, outros professores possam ser beneficiados pelo sacrifício dessas pessoas tão queridas", afirmou à imprensa.

Reunião com políticos e religiosos

Ministro da Educação em evento em Santa Catarina nesta sexta-feira (14) — Foto: Isabela Corrêa/Reprodução NSC TV

A visita de Ribeiro a Santa Catarina nesta semana é a primeira do ministro ao estado. Ele chegou na noite de quinta-feira (13), quando se reuniu com líderes políticos e religiosos da região em um jantar.

O governador Carlos Moisés (PSL) pediu a construção de mais três escolas cívico-militares em Santa Catarina: em Lages, na Serra, em Camboriú, no Litoral Norte, e em Jaraguá do Sul, no Norte Atualmente, o estado tem sete escolas nesse modelo.

VÍDEOS: Veja as reportagens mais assistidas da NSC TV no G1

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!