Brasil Educação Enem e vestibular Enem e vestibular

Ministro da Educação diz que candidato também foi eliminado do Enem por vazamento

Em pronunciamento em rede nacional, Abraham Weintraub disse que 'houve eliminação do candidato e afastamento dos aplicadores'
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, explica as medidas tomadas pelo MEC após as irregularidades detectadas no primeiro dia de Enem Foto: Reprodução
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, explica as medidas tomadas pelo MEC após as irregularidades detectadas no primeiro dia de Enem Foto: Reprodução

BRASÍLIA — Em pronunciamento em rede nacional de TV, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que os aplicadores apontados como responsáveis por vazar um trecho da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na semana passada foram afastados e não participarão da aplicação da segunda parte do exame, marcada para este domingo. Segundo Weintraub, um candidato também foi eliminado por causa do episódio.

— Tivemos pequenos problemas que nada interferiram na aplicação e na validade do exame. Aqueles que usaram o celular para tirar foto ou mesmo filmar a prova após o início do exame já foram identificados pela Polícia Federal, que está tomando as providências cabíveis. Por parte do MEC, houve a eliminação do candidato e afastamento dos aplicadores, que não poderão participar do Enem neste domingo. Fique tranquilo, está tudo sob controle — disse o ministro.

Enem 2019: Como se preparar para o último dia de provas

Na manhã deste sábado, a Polícia Federal deflagrou uma operação para apurar o vazamento. Segundo a PF, duas aplicadoras (e não aplicadores, como disse Weintraub) de Fortaleza são suspeitas de irregularidades.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, autorizados pela 12ª Vara Federal de Fortaleza, nas casas das aplicadoras, que tiveram seus celulares apreendidos.

No pronunciamento à nação, Weintraub aproveitou ainda para avisar que candidatos podem ser eliminados caso seus equipamentos eletrônicos emitam algum som, ainda que os aparelhos estejam dentro das embalagens lacradas.

— Se você levar o celular, preste muita atenção: verifique se o alarme está desativado e se o aparelho está desligado. Caso qualquer som seja emitido por aparelhos eletrônicos, incluindo relógios, o participante será eliminado na hora, mesmo que estejam lacrados na embalagem dada pelos fiscais. Tome cuidado — frisou.

O GLOBO questionou o Ministério da Educação e a Polícia Federal sobre a diferença de informações prestadas pelo ministro em relação à operação, mas não obteve respostas até a conclusão deste texto.