Brasil

Ministro da Educação diz que busca solução para Escola sem Partido ainda neste mês

Em rede social, Abraham Weintraub disse ainda que enfrenta 58 processos "sem ter feito nada errado"
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, em julho, durante apresentação do "Compromisso Nacional pela Educação Básica" Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/11-7-2019
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, em julho, durante apresentação do "Compromisso Nacional pela Educação Básica" Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/11-7-2019

RIO - Numa série de postagens no Twitter, a maioria em resposta a usuários da rede social que comentavam em sua conta, o ministro da Educação , Abraham Weintraub , disse, neste sábado, que "está buscando uma solução" para a Escola sem Partido ainda neste mês.

"Espero ter novidades ainda em agosto", escreveu, em resposta a usuário que perguntava: "Ministro, por que Vossa Excelência ignora o @escolasempartido?". Weintraub, no entanto, não deu detalhes sobre o assunto. O movimento, que pretende combater o que chama de "doutrinação" nas escolas, anunciou que suspenderia suas atividades a partir do dia 1º de agosto.

Entenda o movimento Escola sem Partido

Outro usuário o perguntou se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) poderia ser revogada. O documento determina o conteúdo mínimo que deve ser ensinado em todas as escolas públicas e privadas do país. O ministro respondeu: "Não... Agora estamos remediando...".

O ministro ainda comentou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação ( Fundeb ). Afirmou que a pasta está "trabalhando para alterar" o fundo, o que, segundo ele, "será uma trilha longa e árdua". "Não tenho como prometer atalhos", completou.

Em outra postagem que levou a uma série de respostas de usuários, questionado sobre se não estava revelando algo de que sabia, o ministro escreveu: "Não tenho medo, porém, sem fazer nada errado, já estou com 58 processos..."

Na mesma sequência, outro usuário questionou-o sobre comícios que estariam ocorrendo dentro do campus da UnB. Ao que Weintraub replicou: "Peço um pouco mais de perseverança. O momento mais sombrio da noite é pouco antes do alvorecer!"