Por Mateus Rodrigues, TV Globo


O ministro da Educação, Abraham Weintraub, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (22). — Foto: Luís Fortes/MEC

Em sessão marcada por tumultos na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que concorda com a proposta de ampliar as verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), mas pretende “cobrar metas” de estados e municípios como contrapartida. Weintraub também defendeu a cobrança de mensalidades na pós-graduação.

A sessão, que começou às 9h30, foi encerrada às 14h. O desfecho foi marcado pela tentativa de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) tentarem fazer perguntas ao ministro.

Tumulto na Comissão da Educação com o ministro Abraham Weintraub

Tumulto na Comissão da Educação com o ministro Abraham Weintraub

A deputada Professora Marcivania (PCdoB-AP), que presidia a sessão, questionou para Weintraub se ele aceitaria ouvir os estudantes, e o ministro disse que não. "Eu não quero falar com a UNE, eles não são eleitos. Eu nunca fui filiado à UNE", disse o ministro.

Na sequência, Marcivania disse que tinha a intenção de conceder dois minutos aos representantes dos movimentos estudantis e houve tumulto na sessão. Parlamentares do PSL rebateram Marcivania, houve bate-boca e o encontro foi encerrado.

Esta foi a terceira vez que Abraham Weintraub compareceu ao Congresso desde o início do mês – antes, esteve em uma audiência no Senado e também foi ao plenário da Câmara.

Veja abaixo os principais pontos abordados na audiência:

  • Manutenção do Fundeb
  • Receitas próprias nas universidades
  • Cobrança de mensalidade nas universidades
  • Apoio à pesquisa no ensino superior

Fundeb

O Fundeb é repassado pela União às secretarias estaduais e municipais, como complementação para a educação básica – do ensino infantil ao médio. A lei atual prevê que ele expire em 2020 e, por isso, o Congresso discute um novo formato para restabelecer o fundo.

“A questão do Fundeb é muito importante, a gente está trabalhando numa proposta que melhore o Fundeb. Eu sou a favor de aumentar os recursos, mas sou a favor também de cobrar algumas metas”, disse, sem esclarecer o percentual de aumento ou o teor das metas.

Receitas próprias

O ministro disse acreditar que as instituições de ensino podem aumentar suas fontes de receitas. Ele não detalhou em quais ou quantas das federais isso poderia ocorrer, e não deu estimativa de valores.

"Muitas teriam como conseguir receita extra, e não chegam as receitas. Muitas têm um patrimônio imobiliário que está largado. A gente precisa conversar com todo mundo porque se não, a folha crescendo vertiginosamente, vai comer o recurso que ia para pesquisa ou para o aluno", disse o ministro.

Cobrança de mensalidade nas federais

Ele afirmou ser contra a cobrança de mensalidade na graduação.

"Cobrar dos alunos, eu sou contra. Dos alunos de graduação. É uma discussão que vai ser muito acalorada, e a gente vai gastar uma energia gigantesca para pouca receita que a gente vai pegar, de poucos alunos de famílias ricas que vão pagar."

Por outro lado, disse ser favorável à cobrança na pós-graduação. Atualmente, a cobrança em mestrados ou doutorados é proibida pela Constituição e foi alvo de deliberação no STF.

"Se a gente focar na cobrança de pós-graduação, é uma... Aí não tem o que discordar, tá lá o bonitão com o diploma de advogado, ele paga. Esse tem condição de pagar. (...) E não é pra toda pós-graduação, mas pras que têm visão de mercado, a gente pode cobrar."

Remuneração dos pesquisadores

Weintraub diz ainda que o MEC estuda formas de "liberar" a remuneração de estudantes que tenham pesquisas de sucesso.

"A gente precisa libertar as universidades. Mesmo um departamento de ponta, um departamento de odontologia, não consegue usar os recursos [próprios]. Se alguém descobrir a cura da dengue, esse grupo precisa de 50%, essa galera tem que ficar rica. Os outros 50% vão pra universidade."

Críticas da oposição

Durante a audiência, Weintraub foi questionado por deputados de oposição sobre a “falta de propostas” do MEC para a educação básica, e sobre o bloqueio de verbas das universidades e institutos federais.

Em resposta, Weintraub citou a Política Nacional de Alfabetização – lançada em um decreto pelo ministro antecessor, Ricardo Vélez Rodriguez, e ainda não implementada – como uma das políticas a serem desenvolvidas. E repetiu que o contingenciamento não é corte, e pode ser revertido com a aprovação da reforma da Previdência.

A sessão na comissão foi tensa e, em diversos momentos, as falas foram interrompidas por desentendimentos fora do microfone.

A deputada Tabata Amaral (PDT-SP) afirmou que pretende processar Weintraub por danos morais. Segundo Tabata, o ministro expôs informações pessoais dela ao distribuir, na comissão, históricos de conversa que comprovariam convites para reuniões no MEC. Esses convites, diz a parlamentar, remontam à gestão Velez e não foram encaminhados por vias oficiais.

"Eu aqui cobrando planejamento estratégico e o senhor me responde com isso. Pelo amor de Deus. As três datas que vieram foram da gestão do Vélez. O senhor tomou posse dia 9 de abril e compartilha com o público três convites, sendo que o último foi do dia 1 de abril."

O ministro não rebateu especificamente a fala de Tábata, mas pediu respeito aos deputados. "Me chamam aqui em larga escala de mentiroso, de cretino, de idiota e eu não estou respondendo. Acho que não faltei com respeito, não falei palavrão, estou me portando relativamente bem. Peço que parem de me chamar de mentiroso, porque não sou", disse Weintraub.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!