Ministro Camilo Santana anuncia equipe de segundo escalão do MEC

Publicado em 06/01/2023 - 19:43 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As mulheres ocupam oito dos 11 cargos do segundo escalão do Ministério da Educação. A equipe foi anunciada, nesta sexta-feira, pelo ministro Camilo Santana.

Na Secretaria Executiva está a professora, psicóloga e ex-governadora do Ceará, Izolda Cela.

A Secretaria de Educação Básica fica com a doutora em sociologia e antropologia, e ex-secretária de Educação de Manaus, Kátia Schweickardt.

Já a reitora da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Denise Carvalho é a nova Secretária de Educação Superior. Para a Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior, a escolhida foi Helena Sampaio. Getúlio Marques Ferreira é o novo secretário de Educação Profissional e Tecnológica. Na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, que foi recriada, a titular é Zara Figueiredo. Holanda Maia é o novo secretário de Articulação do Sistema de Ensino.

O ministro Camilo Santana afirmou que, para escolher o segundo escalão, ouviu profissionais da educação e especialistas. Ele também anunciou os novos presidentes de quatro entidades vinculadas ao MEC.

No FNDE, Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, a presidenta é Fernanda Pacobahyba. Mercedes Bustamante foi a escolhida para a Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Márcia Ângela é a nova presidenta da Fundaj, Fundação Joaquim Nabuco.

E Manuel Palácios da Cunha e Melo é o novo titular do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que organiza o Enem.

Camilo Santana anunciou que, nos próximos dias, a nova equipe vai avaliar todas as políticas públicas da educação, como as escolas militarizadas e o material didático.

O ministro acrescentou que uma das prioridades da gestão será o ensino em tempo integral. Ainda de acordo com Camilo Santana, a educação básica também será tratada como prioridade pelo governo.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo