Brasil
PUBLICIDADE

Por Renan Monteiro — Brasília

No primeiro pronunciamento como Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos prometeu trabalhar pela revogação da Medida Provisória 1136/22 do Governo Bolsonaro, que reduz a aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) até 2026. A MP, de agosto de 2022, permitiu o contingenciamento de recursos do Fundo, ancorada no regramento fiscal. A Ministra empossada fala em “apagão no financiamento da ciência” e cita especificamente a redução de 5 bilhões para 500 milhões nos recursos do FNDCT entre 2010 a 2021.

— Uma das primeiras indicações do Grupo de Trabalho (de Ciência e Tecnologia) é a devolução da Medida Provisória 1136, editada pelo Governo Bolsonaro que bloqueou os recursos do FNDCT até 2026. Dentro do pacote de revogação, vamos pedir a devolução da medida provisória, para que a Lei seja cumprida — disse.

Outra medida do Governo Bolsonaro que será revista, conforme ressaltou a Ministra em entrevista coletiva, é a liquidação do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), empresa pública produtora de semicondutores e de chips, com sede em Porto Alegre.

Na gestão de Bolsonaro houve tentativa de privatização, porém não foram encontrados compradores. O governo então decidiu pela liquidação (extinção) da empresa, processo que foi paralisado em 2021 pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e ainda está embargado.

Na perspectiva de 'recompor o orçamento da ciência brasileira', Luciana Santos também ressalta o papel do Ministério no trabalho pela recomposição do financiamento de bolsas de pesquisa do CNPq e da Capes.

— As bolsas de pesquisa não podem ser tratadas como esmola, mas como um investimento no futuro do País. Não podemos admitir a evasão de talentos, e nos empenharemos na construção de políticas públicas para atrair o interesse e viabilizar o acesso dos nossos jovens às universidades e institutos de pesquisa, cuidando para que meninas e mulheres tenham seus espaços assegurados nas carreiras científicas e tecnológicas — pontua.

Perfil

Ex-vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos substitui Paulo Alvim, nomeado pelo ex-presidente Bolsonaro após Marcos Pontes sair do cargo para concorrer ao Senado. Alvim já havia se reunido com a agora Ministra na última quarta-feira em Brasília, para tratar do processo de transição. O encontro foi definido como ‘cordial’ e 'colaborativo' pelo ex-ministro, que ressaltou o ineditismo de Luciana Santos, como a primeira mulher a assumir o comando da pasta.

Diferente do escopo presidencial, os ministros do governo Bolsonaro, em sua maioria, seguiram o roteiro institucional da alternância de gestão.

Engenheira pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luciana Santos é natural de Recife e já foi deputada estadual, deputada federal e prefeita da cidade Olinda em dois mandatos, além de ter sido também a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora de Pernambuco, em vitória na chapa com Paulo Câmara (PSB), nas eleições de 2018 junto.

A ministra Ciência e Tecnologia concorreu à reeleição como vice-governadora, com Danilo Cabral (PSB), mas não se elegeu. No dia do anúncio do nome de Luciana Santos para a pasta, ela destacou ao O GLOBO:

— Temos muito trabalho pela frente. Mas posso adiantar que entre as prioridades estão enfrentar e reverter o contigenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, e articular o aumento do orçamento para CNPq e Capes.

Atuação prévia na área

Luciana Santos tem experiência repetida na área de atuação da pasta. Já foi secretária estadual de Ciência e Tecnologia e integrou a comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados.

A ministra foi também titular em comissões especiais, como o grupo responsável pelo Marco Civil da Internet e pelo Código Nacional de CT&I, além de ter trabalhado em programas e ações de interiorização da Ciência e de inclusão digital em Pernambuco.

Mais recente Próxima Brasileiro é acusado de assassinar mineira em apartamento na Irlanda
Mais do Globo

Cantora brincou com a semelhança entre o refrão do pagode e o da música 'Perfect illusion'

Anderson Leonardo: O dia em que o  Lady Gaga interagiu com o Molejo por causa de 'Cilada'

Painéis e intervenções artísticas no local, sede de bailes tradicionais, contarão a história da black music

O charme da cultura negra: Viaduto de Madureira terá grafites de ícones musicais e oficinas de artes

Escola de samba vai homenagear Maria Baderna

Bailarina italiana que virou 'sinônimo' de confusão será enredo da União da Ilha

Integrantes do governo Lula informaram que tiveram passagem e hospedagem bancadas pela organização do evento

Ministros do STF, STJ e TSE silenciam sobre quem pagou suas despesas em evento de Londres

Ministro André Mendonça atendeu a pedido da Advocacia-geral da União

STF dá mais 60 dias para governo e empreiteiras da Lava-jato renegociarem acordos

Letrista, ensaísta, compositor e filósofo lança trabalho pela editora Record

Francisco Bosco prepara lançamento de 'Meia palavra basta', sua coletânea de máximas

Apesar da grande intensidade das chamas, não houve vítimas.

Incêndio de galpão em São Cristóvão mobiliza seis quartéis dos Bombeiros

Pai Jonathan Candy é apontado como autor do massacre, segundo autoridades locais de Oklahoma City

Americano de 10 anos acorda e encontra pais e irmãos mortos em casa, diz polícia

Tenista brasileiro tem quarta vitória seguida no torneio

Thiago Monteiro vence top 10 e avança à terceira rodada do Masters de Madri

Países confirmaram danos a usinas termoelétricas e refinarias de petróleo; duas pessoas morreram na Ucrânia

Rússia danifica quatro termoelétricas da Ucrânia em ataque massivo com mísseis; Kiev lança mais de 60 drones contra Moscou