Por Bianka Carvalho, TV Globo


Ministério Público de Contas pede explicações ao governo sobre atraso de fardas escolares

Ministério Público de Contas pede explicações ao governo sobre atraso de fardas escolares

O Ministério Público de Contas (MPC) pediu esclarecimento à Secretaria Estadual de Educação e Esportes sobre o processo de compra de fardamentos para alunos de escolas estaduais e a respeito de atraso na entrega desses uniformes. A solicitação foi feita depois que estudantes denunciaram, em reportagens da TV Globo exibidas na quinta (3) e na sexta (4), não ter recebido as camisetas até outubro, faltando poucos meses para o fim do ano letivo (veja vídeo acima).

No pedido, assinado pelo procurador Cristiano Pimentel na sexta (4), o MPC também solicitou cópias dos contratos e termos aditivos da licitação e a especificação da quantidade de fardas já compradas e já entregues por cada uma das quatro empresas que venceram o processo. O procurador alega que não há justificativa para o atraso na entrega dos uniformes.

“A demora não pode ser tão grande, porque foi o próprio secretário [de Educação e Esportes] que publicou o resultado da licitação, em 18 de maio, no Diário Oficial do Estado. Nós estamos em outubro. Não é possível que do mês cinco até o mês dez não tenha sido possível entregar esses uniformes”, afirma Pimentel.

Por meio de nota enviada na sexta (4), a Secretaria Estadual de Educação informou que as entregas por parte das empresas licitadas estão sendo feitas e que grande parte das unidades de ensino recebeu o fardamento.

Na sexta (4), a TV Globo esteve em duas das quatro empresas vencedoras do processo licitatório. A PBF Gráfica e Têxtil, em Abreu e Lima, e a Malharia Atlântico, em Olinda, não autorizaram a entrada da equipe de reportagem ou forneceram informações sobre o caso.

A Nilcatex Têxtil, em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, e a distribuidora Lilian Eireli, em Jandaia do Sul, no Paraná, também foram procuradas. Nesses outros dois casos, também não houve retorno.

"Fica a dúvida: será que, apesar de a licitação estar concluída desde maio, esses uniformes não foram realmente entregues? É isso que nós queremos saber. A etapa de execução desses contratos e do efetivo pagamento, se houve ou não houve, e a quantidade de camisetas contratadas e entregues por casa empresa", afirma o procurador.

Ministério Público de Contas solicita esclarecimentos à Secretaria de Educação e Esportes sobre licitação para compra de fardamentos — Foto: Ministério Público de Contas/Divulgação

"Sabemos que o modelo da camisa é o mesmo, não tem nenhuma especificidade e o estado tem uma ampla indústria têxtil. Caso a empresa vencedora não tenha máquina, o que é muito improvável, ela pode alugar. Os contratos foram assinados lá atrás e, mesmo assim, os fardamentos não foram entregues", diz Pimentel.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) informou, na sexta (4), que vai fazer uma auditoria para saber os motivos para o atraso na entrega de fardamentos para alunos da rede estadual. Segundo o TCE, que houve "má gestão" do governo e falta de pagamento de contratos de fornecimento de uniformes.

Resposta

De acordo com o secretário-executivo de Educação e Esportes, João Charamba, não há atraso no cronograma.

"A homologação se deu em 23 de maio. A partir disso, há várias fases do rito processual. Só tivemos a assinatura dos contratos no mês de julho. As ordens de fornecimento foram dadas entre 10 e 18 de agosto e o prazo de entrega é de 60 dias, então a gente não tem nenhuma empresa atrasada", diz.

Improviso de estudantes

No dia a dia das escolas, as fardas novas não fazem parte da realidade dos estudantes. No Recife, alunos da Escola Governador Barbosa Lima denunciaram a falta de fardamento. Essa é uma realidade de outras instituições de ensino.

Na Escola Ministro Jarbas Passarinho, no Centro de Camaragibe, no Grande Recife, o fardamento e as bolsas não chegaram, causando prejuízo a quase 1,3 mil estudantes.

“O que chegou foi caneta e caderno. Não chegou nada de fardamento este ano. Eu já tenho fardas antigas, de feiras [de ciências], mas tem gente que não tem condições de comprar. Vamos acabar o ano e não chegou nenhum fardamento”, diz a estudante Ana Júlia, de 14 anos.

“Estou usando uma blusa do ano retrasado. Deste ano, não chegou nadinha. É complicado, porque com o passar do tempo a farda fica suja, amarelada”, afirma a estudante Vitória Bianca, de 17 anos.

"Ficam dizendo que vão entregar na semana que vem. Enquanto tiver semana que vem, eles vão entregar. Estamos terminando o ensino médio e não recebemos", conta a aluna.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!