Educação profissional

Ministério do Trabalho, UFABC e prefeitura de Diadema criam projeto para qualificação de jovens

Iniciativa do governo federal, o programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional vai oferecer 35 mil vagas para jovens de 16 a 29 anos

Dino Santos/Prefeitura de Diadema
Dino Santos/Prefeitura de Diadema
A estudante Naomi da Silva Willman, que escolheu o curso de Eficiência Energética para trabalhar como eletricista de sistema de energias renováveis, considera o programa uma "ótima oportunidade para se qualificar e desenvolver"

São Paulo – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC) e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, lançou ontem (1°) em Diadema, na Grande São Paulo, o programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional. A iniciativa, encabeçada pelo governo federal, visa oferecer 35 mil vagas em cursos de educação profissional, em diferentes áreas, para qualificação de jovens de 16 a 29 anos.

De acordo com o ministro Luiz Marinho, o programa é uma oportunidade para refletir os novos desafios do mercado de trabalho. “A Universidade Federal do ABC tem a tarefa de pensar as várias modalidades de capacitação e qualificação para trazer oportunidades, em especial para as mulheres, a juventude e as pessoas em maior vulnerabilidade no mercado de trabalho”, explicou Marinho em entrevista à TVT, durante a divulgação do projeto nesta segunda.

“Eu costumo dizer que conhecimento nunca sobra, pode faltar. Então, é uma oportunidade que estamos lançando aqui hoje”, completou. A iniciativa Manuel Querino começa a ser implementada com base em três frentes de pesquisa da UFABC, que trata desde a renovação energética à produção cultural e ao turismo. A oferta de cursos para qualificação de jovens em diferentes áreas reflete as demandas do Grande ABC e também será desenvolvida nos demais seis municípios da região.

“Oportunidade para se desenvolver”

“São frentes que buscam valorizar as potencialidades da nossa região e ter a jovem de 16 a 29 anos em diferentes horários, dentro dos territórios dos municípios”, observou a secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches.

A iniciativa tem como inspiração o programa Adolescente Aprendiz da Prefeitura de Diadema. O prefeito José de Filippi Júnior (PT), que também é presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC, afirmou que a questão social é relevante para a iniciativa. “Uma das formas de seleção vai levar em conta a condição de vulnerabilidade dessas famílias que terão, portanto, muito mais apoio do Estado, do ministério para que esses jovens possam ingressar no programa”, destacou o prefeito.

A estudante Naomi da Silva Willman, que escolheu o curso de Eficiência Energética para trabalhar como eletricista de sistema de energias renováveis, considera o programa uma “ótima oportunidade para se qualificar e desenvolver”. “Nessa área notável, que tem muitos homens, é muito importante incluir mais mulheres negras da periferia. Então eu escolhi (esse curso) para contribuir na baixa do valor (da conta) de luz, reduzir (a tarifa). Será muito interessante”, garante a estudante.

Saiba mais na reportagem da TVT: