Brasil
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Lu Aiko Otta e Mariana Ribeiro, Valor — Brasília


Em um box especial, o Boletim Macrofiscal, divulgado hoje, analisa os efeitos econômicos do fechamento de escolas, como vem ocorrendo em função da pandemia.

São três efeitos principais, segundo informou o assessor especial da Secretaria de Política Econômica (SPE) Rodrigo Mendes Pereira. Há impacto sobre o PIB, a produtividade e o aumento da desigualdade.

O impacto não é homogêneo, sendo diferente entre classes sociais, disse. “É perfeitamente razoável supor que prejuízo será maior para crianças mais pobres”, disse.

De acordo com a SPE, os efeitos de curto prazo são: redução da mão de obra, especialmente a feminina, por falta de escolas ou creches; crianças fora da escola estão sujeitas a ansiedade, depressão e violência doméstica; adolescentes tendem à evasão escolar, seja por desestimulo, seja por necessidade de complementar a renda familiar perdida em decorrência da crise econômica.

No longo prazo, os efeitos mapeados foram: menos tempo na escola resulta em adultos com uso aquém de suas capacidades cognitivas, o que interfere na sua vida futura e na de seus descendentes; a renda menor tende a ser transmitida para as gerações futuras.

 — Foto: Unsplash
— Foto: Unsplash

A falta de creches representa perto de 50% dos problemas no ambiente de trabalho e redução de 5% na mão de obra feminina, aponta a SPE. Quarenta e seis por cento dos pais de crianças e adolescentes menores de 18 anos sentem que a pandemia tem impacto negativo sobre a sua saúde mental.

O subsecretário de Política Fiscal da SPE, Erik Faria, afirmou que cada ano adicional de educação na população é capaz de impulsionar o crescimento do PIB em 0,58% no longo prazo. “Isso deveria ser visto como uma janela de oportunidade e depõe contra o fechamento prolongado das escolas.”

A população brasileira estuda em média durante sete anos, enquanto na Alemanha e nos Estados Unidos são 13 ou 14 anos. Isso é uma das razões para o tímido crescimento da economia brasileira e baixa qualidade de vida do povo.

O Valor apresenta a você a nova Globo Rural

O maior jornal de economia com a maior marca de agro do país

Mais do Valor Econômico

"Se der certo no país, dá certo em qualquer lugar", afirma Omar Hajeri, presidente global da categoria, ao Valor

Brasil serve de termômetro para produtos profissionais da L'Oréal

Fannie Mae e Freddie Mac tiveram papel central na crise do subprime em 2008, em grande parte, devido à falta de regulação desse segmento

Especialistas veem semelhanças entre estatal Emgea e empresas hipotecárias americanas

Ideia é medir a eficácia da publicidade dentro das unidades e avaliar a resposta do consumidor às mídias de varejo

Sony instala câmeras com inteligência artificial em lojas da 7-Eleven, para analisar reação do consumidor

Companhia pretende usar o dinheiro na gestão de passivos, com refinanciamentos e pagamentos futuros, e para reposição de caixa

Ambipar vai emitir R$ 1 bilhão em debêntures

Queda das ações da Vale após balanço fraco no 1° trimestre também pressiona bolsa brasileira

Dólar e juros futuros sobem e Ibovespa cai em meio à inflação forte nos EUA

Embora o PIB americano no primeiro trimestre tenha surpreendido para baixo na leitura inicial, a inflação PCE para o primeiro trimestre veio com alta expressiva

Ibovespa recua após dados dos EUA e com baixa da Vale

Aplicativo foi usado para processar US$ 2 bilhões em transações financeiras anônimas

Fundadores da Samourai Wallet são acusados de lavagem de dinheiro nos EUA

As duas empresas fazem coisas muito diferentes. Mas os resultados da Meta e a reação do mercado foram a imagem espelhada do que aconteceu com a Tesla no início da semana

Análise: por que plano de inteligência artificial de Musk supera o de Zuckerberg

Num tema tão complexo como a tributação sobre o consumo, quanto menos mudanças, melhor

O quebra-cabeças da reforma tributária

Média das últimas quatro semanas caiu de 214,5 mil para 213.250, em sinais renovados de aquecimento do mercado de trabalho americano

Pedidos de seguro-desemprego nos EUA caem a 207 mil na semana de 20 de abril