Por Fernanda Rouvenat, GloboNews — Brasília


O Ministério da Igualdade Racial pretende concluir nas próximas semanas o planejamento estratégico da pasta e já lista algumas prioridades em áreas específicas.

Na educação, o principal foco do ministério sob o comando de Anielle Franco será a ampliação, fortalecimento e efetividade das Leis de Cotas no Ensino Superior, na Pós Graduação e no Serviço Público.

O objetivo do novo ministério será atuar de forma transversal com outras pastas do governo, como o Ministério da Justiça, dos Direitos Humanos, da Saúde, da Cultura e das Mulheres.

Políticas voltadas para a saúde da população negra também estão no topo da lista de prioridades, assim como a retomada do plano Juventude Negra Viva - uma iniciativa para reduzir a vulnerabilidade da juventude negra - e políticas para as comunidades quilombolas nos diferentes ministérios.

A ministra Anielle Franco tomará posse na próxima segunda-feira (9), quando deve começar a anunciar os nomes de sua equipe.

Anielle Franco diz que família considera apoiar federalização do caso Marielle

Anielle Franco diz que família considera apoiar federalização do caso Marielle

Número 2 do Ministério já foi escolhida

A ministra Anielle Franco escolheu a advogada formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberta Eugênio, para ser sua secretária executiva.

Roberta Eugênio integra a coordenação da Pós-Graduação de Relações Étnico-Raciais e Gênero da UERJ e o conselho político da organização Mulheres Negras Decidem. Foi co-diretora do Instituto Alziras e assessora jurídica parlamentar por quatro anos, nas esferas municipal e estadual. Ao longo de sua carreira, atuou como advogada em organizações da sociedade civil, como o Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) e a Redes da Maré, defendendo mulheres vítimas de violência.

Roberta Eugênio vai ser a número 2 do Ministério da Igualdade Racial — Foto: Reprodução

Em seu currículo profissional, Roberta Eugênio destaca sua experiência no campo dos direitos humanos, com foco especial na teoria das relações raciais, estudos de gênero e políticas públicas com enfoque em gênero e raça.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!